O Mistério da Fabrica de Livros
Por: francyrdc • 5/8/2015 • Resenha • 776 Palavras (4 Páginas) • 3.186 Visualizações
Resenha:
Antes de mais nada, gostaria de dizer que o livro é, se não me engano, o primeiro do estilo a ser resenhado aqui no blog, não sei como será a recepção, mas sim, é um livro que eu considero bastante infantil, pelo menos pela linguagem utilizada, além da inocência da personagem principal. Mas deixa a história muito fofa (=3).
Em mais um de seus clássicos da juventude, Pedro Bandeira conta nesse livro, a história de Laurinha, que é uma adolescente apaixonada, desiludida por alguns acontecimentos na história... Tudo começa quando ela volta ao bosque onde havia se encontrado com o namoradinho. Lá, o menino, Adriano, teria entalhado um coração com as iniciais dos dois, em um eucalipto que ela havia apelidado de "Meucalipto". Acontece que o "Seucalipto" não estava mais lá, sim, a área onde ele ficava era da propriedade de uma fábrica de livros, e de época em época os eucaliptos eram cortados e deixados no toco, a partir de então seriam utilizados na fabricação de livros!!!
Pobrezinha não se aguenta quando vê o "Seucalipto" jogado no chão e se arremessa em cima dele chorando, é quando ela encontra uma criaturinha muito simpática e que diz saber de toda a sua história, esta pode se transformar no que Laurinha quiser, tomando por fim a forma de um anjinho. Logo ela aborda o primeiro suspeito de ser o cruel derrubador das árvores, que lhe explica o motivo de ter feito aquilo, encaminhando-a à fábrica de livros responsável por aquela área.
A partir de então começa a jornada de Laurinha em meio ao processo de confecção de um livro. Onde passa por todos os setores da produção, contando detalhadamente tudo o que acontece. Um ponto que eu acho muito interessante, apesar do fato de boa parte dos processos provavelmente foi extinta e não são utilizados hoje em dia.
Laurinha então tem a ideia de montar seu próprio livro, com o papel que veio do "Seucalipto", desencadeando a loucura que é fazer um livro de ultima hora, a menina conta com a ajuda de todos os profissionais envolvidos na produção, o incrível é que todos atendem aos seus favores com uma satisfação irreal, mas tudo bem, é isso que dá a magia dessa história. Além desses profissionais, Laurinha é acompanhada pelo anjinho, que cresce e diminui freneticamente no decorrer da história, até que no final ela descobre o que de fato ele é. O que não é um mistério muito dificil de ser solucionado, mesmo assim é legal ver ela quebrando a cabeça para descobrir isso... ^^ Interessante também é ver ela correndo de um lado pro outro para conseguir confeccionar o seu livro às pressas.
Outro ponto que achei bastante interessante é que o livro, de certa forma, conta a história de sua própria confecção, quem ler e analisar perceberá que algumas características como número de páginas, estilo e tamanho de fonte, diagramação, são as mesmas. Além dos profissionais envolvidos que são também os personagens na história. :D
De fato o livro não é muito rico em descrição, o que é um ponto que pesa bastante no meu critério, mesmo assim não tirou o mérito dele. Em certas horas é muito bobinho, já que Laurinha é bastante ingênua quanto a praticamente
...