O PROJETO DE LEITURA
Por: ROSARIO SOARES • 12/4/2015 • Projeto de pesquisa • 3.644 Palavras (15 Páginas) • 244 Visualizações
- INTRODUÇÃO
A Leitura é um ato de troca entre o individuo e o livro, ou seja, é a porta para a descoberta de novos conhecimentos, desde a infância o homem já desenvolve a sua mente, devido à leitura, e assim se torna algo crucial para a sua aprendizagem. É através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário e obter conhecimento.
O incentivo da leitura faz com o ser humano se envolva no mundo das letras, no entanto, o individuo antes de ser alfabetizado, ele é capaz de fazer a leitura do mundo, através, das imagens, siglas, códigos e entre outras formas de expressões.
Através da leitura pode-se viajar no mundo da imaginação, da fantasia, das aventuras de personagens, da ação, da emoção de cada livro. É na infância que as crianças têm curiosidades e a atenção voltada para o visual, apreciam imagem fazendo assim uma ligação com a escrita. Ao manusear o livro o aluno se envolve de uma maneira fantástica, fazendo a leitura de imagens, que é uma grande aliada à sedução da leitura.
Sendo assim, o trabalho desenvolvido procura-se evidenciar a importância do incentivo da leitura na educação infantil, pois se sabe que é nessa fase que a criança tem uma grande habilidade. É através da literatura infantil que a criança possibilitar a emancipação da formação de cidadãos críticos em meio à sociedade.
A leitura infantil é um dos fatores básicos para a criança buscar a sua realização como pessoa, de maneira que o hábito da leitura seja estimulado desde cedo pelos pais e assim contribuindo em sua formação sob todos os aspectos. Ela é um meio de comunicação e modalidade da leitura, também é um dos mais eficientes mecanismos de recreação e lazer, servindo como um método prático de terapia educacional.
A literatura desempenha papel fundamental na vida da criança, não apenas pelo seu conteúdo recreativo que desempenha, mas também pela riqueza de motivações, sugestões e de recursos que oferece ao seu desenvolvimento.
1.1 PROBLEMA
O que se percebe hoje é uma grande dificuldade de se trabalhar a pratica da leitura nas escolas, é um desafio proposto pelos educadores, pois sabemos a importância da leitura na nossa vida. A literatura desempenha papel fundamental na vida da criança, não apenas pelo seu conteúdo recreativo que desempenha, mas também pela riqueza de motivações, sugestões e de recursos que oferece ao seu desenvolvimento.
Entretanto a problemática da pesquisa será mostrar que essa importância de formar leitores não desenvolva apenas como um hábito de ler compulsivamente, mas fazer dessa leitura um meio de transformação pessoal e social, onde ler seja um ato de liberdade e assim permita ao leitor a descoberta de um novo mundo.
- Qual a contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da leitura dos alunos na Escola?
- A literatura infantil tem uma função social na vida dessas crianças?
1.2 JUSTIFICATIVA
Diante das dificuldades de interpretação de textos e o pouco hábito de ler, vista nas experiências como educadora, que se despertou o interesse para desenvolver a pesquisa, com a finalidade de mostrar a importância do incentivo da leitura através da literatura infantil. Possibilitando assim a emancipação da criança e a formação de cidadãos críticos em meio à sociedade.
O motivo de escolher o tema foi pelo fato de perceber a necessidade de trabalhar mais o incentivo da leitura na educação infantil. Para a criança gostar de ler, a leitura deve ter um significado para ela, os pais, juntamente com o educador, podem motivar as crianças à leitura, para isso é necessário ter nas salas de aula a leitura diversificada e criativa, para que as crianças se interessem.
A criança não pode se sentir pressionada a aprender ou a gostar da leitura, o espaço escolar deve mostrar a ela que ler é prazeroso e importante para o conhecimento. O educador é de fundamental importância, pois ao mesmo tempo em que ele ensina, também participa na educação da criança, tendo como função formar cidadãos críticos.
1.3 OBJETIVO
1.3/1-OBJETIVO GERAL
- Compreender o potencial da aprendizagem da leitura, através da literatura infantil como forma de possibilitar a emancipação da criança e formação de cidadãos críticos.
1.3/2 - OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Verificar o potencial da leitura enquanto fator de cidadania;
- Saber se as crianças despertaram o desejo de ler ou contar histórias às outras;
- Identificar o potencial da literatura para propiciar a reflexão e o questionamento, através da pratica da leitura.
- MARCO TÉORICO
A leitura é a porta para a descoberta de novos conhecimentos, desde a infância o homem já desenvolve a sua mente, devido à leitura, e assim se torna algo crucial para a aprendizagem do ser humano, é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento. Ler não significa identificar as palavras, mas fazê-lo ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for relevante. Seguindo essa linha de pensamento destacaremos o conceito de leitura baseado no dicionário Aurélio.
Leitura, em Aurélio é: “Leitura. S.F.1. ato ou efeito de ler; 2. Arte ou hábito de ler; 3.aquilo que se lê; 4. O que se lê, considerado em conjunto. 5. Arte de decifrar e fixar um texto de um autor, segundo determinado critério”. (AURÉLIO, 1988, p-390).
O ato de ler é de suma importância para o aprendizado, pois este é adquirido através de métodos e técnicas bem estruturadas que levam o leitor ao conhecimento científico e a possibilidade de reflexão. A aprendizagem da leitura não deve ser compreendida como uma aquisição mecânica, pois desta forma torna-se indesejável.
Segundo ZILBERMAN (1985, p-13), a partir do final do século XVII e durante o XVIII é que se produziram os primeiros livros de Literatura Infantil, antes disso não existia a atual concepção de “infância”. Nas famílias não existiam laços afetivos, as crianças eram tratadas como adultos em miniaturas, sua infância deveria ser curta, a sua educação era disciplinadora e punitiva, compartilhavam os mesmos eventos com os adultos, mas sem muita aproximação.
Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas, o hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto. É nesse período de construção do pensamento que se deve ter um bom alicerce, é nas séries iniciais que o professor deve motivar e incentivar a pratica da leitura na sala de aula para que os alunos possam evoluir seus pensamentos.
...