O Projeto de Observação
Por: Aline Ramalho • 1/12/2020 • Trabalho acadêmico • 2.284 Palavras (10 Páginas) • 235 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM: LETRAS / PORTUGUÊS
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP).
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO
APROVEITAMENTO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR.
NILZÂNGELA AMORIM DA SILVA
RA: 2070353
UNIP EAD ANAPU - PA
ANO 2020
PROJETO DE TRABALHO
APROVEITAMENTO PEDAGOGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado à Universidade Paulista –
UNIP EAD, referente ao curso de graduação em
Letras/ Português. Como um requisito para a
Avaliação. Na disciplina Pratica de Ensino:
Observação e Projeto.
UNIP EAD ANAPU - PA
ANO 2020
SÚMARIO
1. INTRODUÇÃO..............................................................03
2. OBJETIVOS..................................................................04
2.1. OBJETIVOS GERAIS
2.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS
3. DESENVOLVIMENTO..................................................05
3.1 REVISÕES BIBLIOGRAFICA
3.2 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
3.2.1 Ambientes e público-alvo
3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos
3.3.3Propostas de ação e estratégias didáticas
3.2.4 Tempo de duração e cronograma
4. RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS...............08
5. AVALIAÇÃO................................................................09
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................10
7. REFERÊNCIAS............................................................11
1. Introdução:
A comunicação é algo imprescindível no cotidiano. Sem ela, é inviável a convivência em sociedade. Ela se dá através da linguagem verbal ou não verbal nas suas inúmeras formas e gêneros. Os meios de comunicação assumem um papel importante a fim de tornar possível a interação entre sujeitos que não estão, por exemplo, num mesmo espaço ao mesmo tempo.
Dentre vários meios de comunicação, a carta pessoal é um gênero textual que foi amplamente utilizada pela humanidade ao longo de sua historia. Não se sabe ao certo quando foi escrita a primeira carta, mas o notável é a sua evolução.
Pode-se dizer que nos dias de hoje a carta foi praticamente substituída por e-mails e mensagens em redes sociais, muito embora ainda seja raramente utilizada entre familiares e/ou amigos e endereçada a alguma instituição ou empresa.
Vale ressaltar que construir e consolidar relacionamentos são ações que sempre fizeram e fazem partes das relações pessoais. A carta pessoal assumiu o papel fundamental nesse processo ao longo da historia. Além de aproximar os distantes, esse gênero também contribuiu em muito para o desenvolvimento da linguagem escrita, seja ela formal ou informal, pois possibilitava a troca de informações, entre os sujeitos, sobre situações reais do cotidiano.
Uma vez que o gênero em questão tem se tornado cada vez mais raro na atualidade, surge então a seguinte questão que irá guiar este projeto: como o gênero de uma carta pessoal pode contribuir para a escrita e leitura em Língua Portuguesa com os alunos do 6º ao 9º ano do E.M.E.F. Santo Antônio, no município de Anapú – PA?
Assim, o intuito deste projeto é resgatar o uso da carta pessoal entre os alunos do E.M.E.F. Santo Antônio de Anapú-Pa, através da produção e envio de cartas nas quais eles se apresentarão, falarão de seus gostos e um pouco de sua vida para alunos de outras salas. As cartas serão escritas, colocadas em envelopes e então postadas em caixas como se fossem os correios.
2. Objetivo:
2.1 Objetivos Gerais:
Resgatar o uso de carta pessoal com os alunos do 6º ao 9º ano do E.M.E.F Santo Antônio de Anapú-PA, como estratégia para desenvolver a produção textual na Língua Portuguesa por meio de sua elaboração e envio através de envelopes, e colocados em uma caixa como se fosse, um correios.
2.2 Objetivos Específicos:
- Identificar o gênero textual carta pessoal, suas características linguísticas e breve histórico de seu uso ao longo da historia da humanidade;
- Reconhecer a importância da carta como meio de comunicação que promove entre os sujeitos;
- Despertar o interesse em produzir textos através da elaboração de carta pessoal em português, desde que não use abreviações;
- Elaborar uma carta pessoal contendo apresentações pessoais e informações pessoais na língua portuguesa;
- Deslocar-se até uma caixinha, como se fosse um correios, e guarda-las para que outras pessoas possam receber e ler as informações contidas.
3. Desenvolvimento:
3.1 Revisão Bibliográfica:
A carta pessoal, como já dito, é um tipo de correspondência que já fora muito utilizada a fim de estabelecer a comunicação entre sujeitos que estão distantes.
Segundo Bakhtin (1997), as relações humanas se dão através da linguagem e a carta pessoal faz parte dos gêneros do discurso. Por se tratar do cotidiano das pessoas, é considerada como gênero do discurso primário.
Além de consolidar os relacionamentos, a carta pessoal também serviu como espaço de interlocução onde é possível a construção de novas amizades, como reitera, Silva (2002). A troca de cartas entre pessoas que não se conheciam era bastante comum antes de advento da era tecnológica e de suas redes sociais nas quais as mensagens chegam deforma instantânea.
...