O Relato de Experiência
Por: Renata Carvalho • 17/1/2024 • Trabalho acadêmico • 1.662 Palavras (7 Páginas) • 64 Visualizações
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA- RELATO DE EXPERIÊNCIA
Renata Castro Carvalho
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar um relato de experiência, como acadêmica Residente, participante do Programa Residência Pedagógica do curso de Letras do Campus Universitário do Araguaia – UFMT, considerando a sua fundamental importância dentro da formação inicial docente. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa documental; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Busca-se detalhar as atividades realizadas no PRP e algumas reflexões propostas pelos autores: Almeida (2007) e Leite (2018). Por fim faz-se uma análise reflexiva acerca do engrandecimento que as experiências proporcionadas pelo programa propiciam aos acadêmicos bolsistas do PRP-Letras.
Palavras-chave: PRP. Relato de experiência. Profissão Docente.
1. INTRODUÇÃO
A Formação inicial de professores é um processo cujo qual os ganhos são significativos quando os conhecimentos teóricos e prático andam em concomitância. É importante que os discentes tenham em sua formação acesso a vivência e experiencie a prática docente logo na graduação.
Ao fazermos uma reflexão sobre o profissional docente é possível afirmamos que as práticas realizadas durante a formação inicial resultam em consequências no decorrer da vida. O profissional que mais encarrega da formação humana é o professor. Por esse motivo é necessário que tenham uma boa formação inicial.
Para Imbernón (2009, p.8), citado por Leite (2018, p. 723) no que diz respeito a ser professor o autor versa que:
Ao se reconhecer alguns aspectos que dizem respeito ao papel do professor, bem como a sua função social, também se evidencia a necessidade do profissional docente possuir uma variedade de conhecimentos, saberes e habilidades de diferentes naturezas para assumir a tarefa educativa diante da abrangência e complexidade da educação, não se limitando a, mas perpassando o domínio dos conhecimentos pedagógicos e dos conteúdos específicos a área de atuação e formação. Tais conhecimentos, saberes e habilidades têm se traduzido em demandas próprias do exercício da profissão docente, refletidas em discussões relacionadas à solida formação científica e cultural do ensinar e aprender, apontando-se para a necessidade de aprendizagem de práticas educativas baseadas na interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, na contextualização curricular e no uso de tecnologias e metodologias diferenciadas de ensino (LEITE 2018, p. 724).
Nesse sentindo, este relatório testemunha a importância do Programa Residência Pedagógica na graduação de licenciaturas, atendendo o objetivo geral do programa o fortalecimento da formação inicial de professores e a construção da identidade docente, por via do vínculo de construção de saberes entres os Professores da Educação Básica e a Universidade, levando em conta suas vivências de aprendizado na vida acadêmica e as vivências nas salas de aula da Educação Básica, nas aulas de Língua Portuguesa.
Para Serrazina (2012, p.267) citado por Leite (2018, p. 723) “ser professor sempre foi uma profissão complexa. Esta complexidade tem tendência a acentuar-se com a incerteza e imprevisibilidade características marcantes no nosso século.
2. CONTEXTO E DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES
O Programa de Residência Pedagógica do Curso de Letras do CUA/UFMT, é estruturado por: 01 Coordenador Institucional (CI); 01 Docente Orientadora; 03 Preceptores, 15 (quinze) Bolsista/Residentes e 05 (cinco) Bolsistas Voluntários. Regido pelo EDITAL01/2022.
As etapas do programa foram divididas da seguinte forma:
• Reuniões semanais para conhecimento, leitura e estudo sobre o Programa de Residência Pedagógica, a BNCC, o que é ser Professor, Planejamento de Ensino, o Ensino de Língua Portuguesa, a Linguagem, Aspectos Linguísticos e Semânticos da Língua Portuguesa – 40 horas; Ambientação na escola parceira do PRP – 20 horas;
• Realização da Semirregência – 35 horas;
• Realização de Regência – 40 horas.
Antes de tudo, é muito importante ressaltar que a participação como Residente, no PRP de Letras/CUA/UFMT, é uma experiência significante, pois é motivadora e impulsionadora para mim, haja vista sua importância para minha formação. É um programa que envolve muitas discussões, reflexões, acerca do ambiente escolar para qual estamos nos preparando, durante a nossa formação inicial, em nível de graduação.
O que me motivou a participar do programa foi a experiência e vivência adquiridas sobre a realidade em escolas públicas de ensino básico o que nos permite compreender mais profundamente, quais são alguns desafios que nos aguardam como futuros docentes.
Essa série de conhecimentos que obtemos no ambiente escolar, que são as salas de aulas reais, a escola e tudo o que envolve esse contexto. É uma oportunidade que o acadêmico tem de obter na prática, conhecimentos, e aprender sobre como se dá a atuação em campo.
Na realização do Módulo I, no período de outubro de 2022 a maio de 2023, o Programa teve, como Coordenadora Institucional do PRP/UFMT a Professora Me. Maria Claudino da Silva e as Professoras Preceptoras Elenice da Silva (E.E. Militar Dom Pedro II Dep. Norberto Schwantes), Danielle Gonçalves Senna (E.E. Irmã Diva Pimentel) e Munique Santos Barcelos (E.E. Heronides Araújo).
As Preceptoras trabalham com um grupo de 06 (seis) a 7 (sete) residentes e, no meu caso, atuei com a Professora Danielle Gonçalves Senna na Escola Estadual Irmã Diva Pimentel.
Nos encontros teóricos realizados na Universidade Federal de Mato-Grosso foram trabalhados com os textos para a discussão:
• Texto 01 – Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor, de Dijnane Fernanda Vedovatto Iza e Larissa Cerignoni Benites (2014). A condução dos estudos ficou a cargo dos Residentes da Professora Elenice.
• Texto 02 – Escola, Família
...