TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  13/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.807 Palavras (16 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO LETRAS- 7º SEMESTRE

CLEICYANE PAIVA DE  SOUZA MIRANDA

O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

BREVES - PA

2017

CLEICYANE PAIVA DE  SOUZA MIRANDA

O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Letras, orientado pelos professores: Juliana Fogaça Sanches Simm

Tutora Eletrônica: Rosângela Rodrigues Sawasaki

Tutor de Sala: João Paulo Marcelino Gonçalves

BREVES - PA

2017

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO ......................................................................................

04

2

TEMA DO PROJETO ...........................................................................

05

3

JUSTIFICATIVA ...................................................................................

06

4

SÉRIE/ANO A QUE O PROJETO SE DESTINA .................................

10

5

OBJETIVOS .........................................................................................

10

6

PROBLEMATIZAÇÃO .........................................................................

10

7

CONTEÚDOS CURRICULARES .........................................................

12

8

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA) ................

12

9

TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO .................................

15

10

RECURSOS .........................................................................................

15

11

AVALIAÇÃO ........................................................................................

16

12

13        

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................

REFERÊNCIAS...........................................................................................................      

17

18

  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, houve grandes mudanças nas ferramentas tecnológicas, dentre essas evoluções, destaca-se as formas de se comunicar, de modo geral, estas vem influenciando os processos de ensino-aprendizagem em ambientes escolares. É perceptível a popularização dos dispositivos smartphones e tabletes, o qual facilita o acesso as redes sociais, essa facilidade em relação a comunicação tem aumentado e possibilitado incontáveis formas de interação entre alunos e professores. No entanto, o desenvolvimento de novas ferramentas, que acabam sendo usadas com fins pedagógicos, representa também uma série de desafios que, não por acaso, tornam-se objeto de investigação de pesquisadores.

Através do uso da tecnologia, é possível descentralizar o professor como detentor do conhecimento, passando-se para uma prática interativa, em que o foco é a construção do conhecimento de forma coletiva e não no conteúdo, pois o aluno tem a oportunidade de expressar-se de maneira mais dinâmica.

O ciberespaço permite ao indivíduo interagir e compartilhar opiniões de forma mais espontânea. Ao transformar o uso de tecnologias em recursos pedagógicos, o educador proporcionará novas formas de construção de conhecimento, de ser um cidadão crítico e autônomo, não estar preso ao espaço das “celas” de aula. (SLOCZINSKI 2006).

A interação exerce um papel central nas relações sociais dos jovens do século XXI. Por isso, as redes sociais são utilizadas como espaço pedagógico para as mais diversas funções: desde um envio de recado até da realização de uma prova. Segundo Almeida (2009), é preciso ir além do acesso, integrando significativamente os recursos tecnológicos e midiáticos, “criando condições para que alunos e demais membros da comunidade escolar possam se expressar por meio das múltiplas linguagens, dominar operações e funcionalidades das tecnologias”.

Corroborando, Castells (2007) diz que as redes sociais como Facebook e Whatsapp podem proporcionar, de forma positiva, a criação de diversas comunidades voltadas para o estudo, esses espaços são denominados de redes de aprendizagem online. Nestas, seus integrantes interagem entre si, como sujeitos do processo. Para tanto, é preciso que haja uma intencionalidade educativa, que promova trocas positivas entre eles, corroborando para a construção do conhecimento.

De acordo com Pozo e Monereo (2010), deve-se ajustar as práticas pedagógicas de forma a buscar a inovação, fazendo com que os educandos exerçam o papel de protagonistas do processo de aprendizagem. Pozo e Monereo (2010), ainda dizem que devemos ajustar nossas práticas pedagógicas de forma a buscar a inovação, fazendo com que os educandos exerçam o papel de protagonistas do processo de aprendizagem.

Neste contexto, a adaptação das formas de ensino para que respondam a essa demanda passa por novas possibilidades de organização do trabalho pedagógico. Então, procurou-se, aqui, identificar, entre as várias formas de auxílio que aparatos tecnológicos têm oferecido, as que apresentam maior relevância e facilidade de uso. O aplicativo Whatsapp, um dos mais populares do mundo e em grande ascensão no Brasil, é visto como uma importante aposta, pois tem facilitado a interação entre grupos de alunos e professores, além de estar conseguindo trazer recursos e conteúdos originais para as salas de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (265.2 Kb)   docx (49.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com