OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INFÂNCIA
Por: Dutrabelle • 19/7/2021 • Trabalho acadêmico • 726 Palavras (3 Páginas) • 332 Visualizações
[pic 1]
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INFÂNCIA – EEL0002
Observar e coletar dados
- Acessar o portal https://labedu.org.br/
- Navegar pela plataforma Laboratório de Educação e conhecer os itens que estão disponíveis no ambiente.
- Acesse as abas disponíveis: Toda criança pode aprender, Plataformas, Projetos e Base Científica e conheça os conteúdos nelas tratados.
- Escolha dois temas que você conheceu nessas abas e relacione-os com a aula 5 do seu conteúdo online Estácio: Desenvolvimento Infantil: ambiente e teorias.
- Agora, depois de todo esse passeio virtual, elabore um texto seu sobre um dos temas que mais lhe chamou atenção nessa pesquisa e o relacione com tudo o que aprendeu nessa disciplina.
Agora é só elaborar sua reflexão escrita a partir da observação realizada:
- Você pode fazer um texto corrido com uma lauda e se quiser ilustrar com imagens, fotos, links, etc...
- Você pode também gravar um vídeo próprio apresentando o conteúdo ou uma entrevista, postar o vídeo no You Tube e no trabalho escrito, que neste caso será uma apresentação do vídeo, indicar o link do mesmo.
Veja abaixo o modelo para elaborar um trabalho acadêmico
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-INGLÊS
ISABELLE DA COSTA DUTRA
Para se ter uma aprendizagem significativa precisa está atenta ao ambiente escolar
Local
2021
É importante na educação infantil um ambiente voltado para a aprendizagem dos estudantes. Através desse ambiente os alunos vão desenvolver autonomia, independência, parte cognitiva, social e motora. O espaço escolar deve ser um lugar que possa despertar curiosidades a esse aprendiz cheio de energia para ser aproveitada em um espaço favorável ao seu desenvolvimento. Assim, ao refletirmos sobre o espaço físico que Horn (2004, p. 28):
É no espaço físico que a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, transformando-o em um pano de fundo no qual se inserem emoções [...] nessa dimensão o espaço é entendido como algo conjugado ao ambiente e vice-versa. Todavia é importante esclarecer que essa relação não se constitui de forma linear. Assim sendo, em um mesmo espaço podemos ter ambientes diferentes, pois a semelhança entre eles não significa que sejam iguais. Eles se definem com a relação que as pessoas constroem entre elas e o espaço organizado
A organização deste espaço deve ser pensada tendo como princípio oferecer um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, onde elas possam brincar, criar e recriar suas brincadeiras, da asas à sua imaginação, pois esse ser em desenvolvimento deve ser estimulado.
[...] O espaço acaba tornando-se uma condição básica para poder levar adiante muitos dos outros aspectos-chave. As aulas convencionais com espaços indiferenciados são cenários empobrecidos e tornam impossível (ou dificultam seriamente) uma dinâmica de trabalho baseada na autonomia e na atenção individual de cada criança (ZABALZA, 1998, p. 50).
...