Os Estudos Gramaticais
Por: lucianovaldir • 4/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.152 Palavras (5 Páginas) • 202 Visualizações
Exercícios Unidade 1
1 – O que é gramática?
2 – Quantos tipos de gramática existem?
3 – Explique sobre gramática descritiva, gramática normativa e gramática histórica.
4 – O que é uma variação linguística?
5 – O que são dialetos, ou registros?
6 – O que está relacionado a gramática normativa?
7 – Explique o que é fonologia, sintaxe, morfologia e semântica.
8 – As palavras possuem dez classificações. Quais são elas?
9 – O que é vocábulo?
10 – O que é palavra?
11 – O que é substantivo? Quais suas classificações e flexões?
12 – O que é artigo? Quais suas classes?
Respostas
1 – Gramática é uma palavra que tem origem grega e significa “letra”. Basicamente, é um sistema de regras de uma língua em funcionamento.
2 – Existem vários tipos de gramática. Entre elas, existe a Gramática Descritiva, Gramática Normativa e Gramática Histórica.
3 – A gramática descritiva se preocupa com o funcionamento da língua em determinado contexto (texto, frase, oração). Ela se preocupa com a descrição das questões que permitiram a elaboração de algum enunciado no contexto em que ele foi produzido. Já a gramática Normativa se preocupa com a prescrição (normas, ordens, determinações) de regras, baseadas na construção de dialetos (sotaques, variedade linguística) de prestígio de uma determinada língua. A gramática normativa busca o dialeto de prestígio da sociedade padrão. Ou seja, ela é a que aprendemos na escola, com a finalidade de proporcionar aos alunos a possibilidade de conhecimento de uma norma, que evite a discriminação pelo uso de outras em contextos diversificados. E Gramática Histórica estuda as origens e a evolução de determinadas línguas.
4 – Variação linguística, segundo Travaglia, é um fenômeno linguístico que pode se apresentar de duas maneiras:
Dialetos;
Registros.
5 – Dialetos são linguagens peculiares de determinada região. É um fenômeno linguístico e variável que pode ocorrer em seis dimensões: Territorial, Social, Sexo, Idade, Geração e Função Profissional.
Registros são variações linguísticas que ocorrem de acordo com a formalidade e situação adequada. Normalmente, ocorrem em três dimensões: Grau de Formalidade (formal, informal), Modo (escrito, falado) e Sintonia (de acordo com a tecnicidade da cortesia). Alguns exemplos são as diferentes formas que utilizamos para conversar dependendo do lugar em que estamos. Se for em uma entrevista de emprego, utilizaremos a linguagem mais culta e formal possível. Se for entre amigos íntimos, utilizaremos gírias e uma linguagem mais informal. Essas alterações são chamadas de variedade padrão e variedade não padrão.
6 – A gramática normativa é bastante ampla e está direcionada a vários elementos linguísticos. A maneira como pronunciamos, os verbos, pronomes, substantivos e adjetivos, sujeitos e predicados. Todos eles, juntos, formam a gramática. Para que seja caracterizada como tal, é preciso entender que todos os elementos que a constitui são importantes para que ela seja reconhecida. A gramática possui algumas divisões, e cada uma delas tem a sua importância. Juntas, caracterizam-se Gramática. São elas:
Fonologia.
Morfologia.
Sintaxe.
Semântica.
7 – Fonologia estuda o fonemas e sons da língua, suas sílabas, a ortografia, a ortoepia (estudo da articulação e pronuncia dos vocábulos) e a prosódia (estudo da acentuação tônica dos vocábulos).
Morfologia está relacionada às classes de palavras em geral, e todas as suas flexões e estruturas: Adjetivos, substantivos, pronomes, verbos, substantivos, advérbios, em geral. Ao todo, possui dez classificações.
Sintaxe: está relacionada à colocação das palavras na estrutura da frase. Compreende o estudo dos termos essenciais da oração (sujeito e predicado).
Semântica: Está relacionada ao sentido das palavras e enunciados.
8 – Substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, adverbio, preposição, conjunção, interjeição.
9 – Vocábulo são palavras e preposições que não possuem um significado próprio, e dependem de outras palavras para obter algum sentido. Toda palavra é um vocábulo, mas nem todo vocábulo pode ser uma palavra, pois nem todo vocábulo possui um significado.
10 – Palavra é tudo aquilo que possui um significado, possui um radical e um morfema lexical. Exemplo: Casa, casinha, casebre.
11 – Substantivo
...