Os Homens Superiores
Por: MatracaF • 30/5/2018 • Resenha • 498 Palavras (2 Páginas) • 128 Visualizações
DIFERENÇAS | TRAGÉDIA | COMÉDIA | EPOPÉIA |
Imita: | Os homens superiores | Os homens inferiores; | Os homens superiores |
Exemplos: | Ilíada; Odisséia | Medeia | Eneida |
Metragem: | Sem forma | Sem forma | Uniforme |
Forma: | Versificada | Versificada | Narrativa |
Duração: | Delimitada | Delimitada | Não delimitada |
Caracteristica: | Temor e piedade | Vícios do homem | Valorização do herói |
Apresentação: | Espetáculo cênico | Espetáculo cênico | Narração |
Número de ações ao mesmo tempo: | Uma | Uma | Várias |
Final: | Morte da personagem principal; sofrimento | Casamento | Epílogo |
Tema: | Mitos e Lendas | Sátira | Mitos, Lendas e temas históricos |
Elementos: |
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Estrutura |
(introdução e preparação para a entrada do coro)
(entrada do coro)
(cenas no palco, com os atos que formam a intriga)
(trechos líricos executados pelo coro)
(encerramento da obra) |
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(parte da epopeia em que o herói pede auxílio e inspiração as divindades)
(a epopeia sempre é dedicada a alguém)
(narração dos feitos heroicos)
(encerramento da obra) |
RESUMO: A POETICA- ARISTOTELES
- Poesia: arte da mimética, cópia ou imitação da realidade; se diferencia em três fatores: meio, objeto e modo
- Meio: se dá através do ritmo, do canto e dos versos.
- Objeto: divide-se em duas características: tragédia (apresenta ações de homens de grande valor, homens superiores) e comedia (apresenta características de homens de baixo valor, homens inferiores)
- Modo: pode ser narrativo (voz do narrador, mesmo que a personagem participe) ou dramático (não tem interferência do narrador, acontece através das vozes e ações das personagens)
- A tragédia possui uma estrutura composta por: um espetáculo cênico, ambiente e tempo (Modo), elocução através da fala e do diálogo, o canto, a melodia e a música (Meio), as características do herói (caráter), pensamento, nas ideias expressadas pelos personagens e o mito sendo a história apresentada na tragédia (Objeto).
- Mito é a parte mais importante da tragédia: mito complexo (o herói passa da felicidade para infelicidade através da peripécia, do reconhecimento ou dos dois) e mito simples (heróis passa da felicidade para a infelicidade sem reconhecimento ou peripécia)
PARTES QUALITATIVAS:
- A catástrofe é o evento ou os eventos dolorosos que ocorrem com os personagens da tragédia (dor, morte, sofrimento)
- A peripécia é uma ação forte que se desvenda de maneira contraria ao esperado.
- O reconhecimento acontece quando algo que era desconhecido, na tragédia, passa a ser conhecido. São cinco os tipos de reconhecimentos:
- Sinais adquiridos (cicatrizes, tatuagens, marcas) e congênitos,
- Sinais forjados pelo poeta,
- Despertar de memória,
- Silogismo (raciocínio dedutivo através de algumas premissas)
- Paralogismo (raciocínio falso que se estabelece involuntariamente)
PARTES QUANTITATIVAS
- O prólogo, onde ocorre as entradas do coro
- O coro, corifeu ou coreto é aquele que dialoga com os personagens.
- Situação trágica: acontece quando o herói passa da felicidade para a infelicidade por força de um erro. Este erro é chamado de erro trágico ou hamartia.
- O herói trágico: quem comete o erro trágico, e quem sofre com a alternância de felicidade para infelicidade, além de pertencer a uma família tradicional e de grande reputação.
- Nó: é toda a parte inicial da tragédia até o momento em que se dá o passo para a boa ou má fortuna
- Desenlace: todo desenvolvimento desde a mudança até o fim.
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