PRATICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
Por: thotes • 28/5/2017 • Relatório de pesquisa • 363 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido através dos métodos assistemáticos e não participante com ambientes escolares e não escolares, com o intuito de observar cientificamente, relatar o que foi observado e classificar os ambientes observados de acordo com os termos propostos pela instituição. Para a observação e desenvolvimento deste projeto, foi delimitada uma área de cerca de 500 metros partindo do ponto de observação de escolha.
RELATO DE OBSERVAÇÃO
O ponto inicial de observação partiu da Quadra 11. Num raio de 500 metros desta locação pôde-se observar quatro ambientes educativos entres escolares e não escolares.
1. Centro de Ensino Fundamental 15 do gama;
2. Centro de Ensino Médio 03 do gama;
3. Igreja Getsêmani
4. Quadra esportiva de lazer da praça 3
AMBIENTES ESCOLARES
1. O Centro de Ensino Fundamental 15 do gama, conta com a aplicação de aulas destinadas aos períodos do ensino fundamental e educação especial, incluindo o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e alunos com deficiência ou necessidades especiais. Sua estrutura possibilita a realização de práticas educativas diversificadas. Possui um teatro e área específica para aplicação de atividades físicas, além de uma quadra, laboratórios de ciências, sala de vídeo e computadores administrativos;
2. Centro de Ensino Médio 03 do gama, destina-se a alunos do ensino médio e EJA. A escola conta com uma estrutura de biblioteca, laboratório de informática, cozinha para preparação de alimentação para os alunos, quadra de esportes, e sala de atendimento especial.
AMBIENTES NÃO ESCOLARES
3. A Igreja Getsêmani, loca-se numa pequena loja numa rua comercial, o espaço é destinado a cultos evangélicos em dias de segunda, quarta, sábado e domingo. Conta com um número pequeno de fiéis, mas está aberto ao público visitante. Grupo religioso responsável pelo local promove eventos abertos á comunidade, como bazares e recebimento de doações para pessoas carentes, e eventos de rua, destinados principalmente á crianças carentes, com brincadeiras, pintura de rosto e doações para crianças carentes;
4. A quadra de esportes e lazer é aberta ao público, é cercada e bem preservada pelos moradores da região que utilizam o local, seja pra promover eventos, ou simplesmente se reunir pra “bater uma bola”. O público majoritário do local são crianças de 8 á 17 anos de idade, em horário contrário ao da escola que se juntam para treinar junto para brincar.
...