PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Por: makaluste • 13/4/2018 • Relatório de pesquisa • 1.632 Palavras (7 Páginas) • 177 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS
CAMPUS REALEZA
CURSO LICENCIATURA EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL
ANA CLAUDIA SCHNEIDER
ANA KELI DOS SANTOS
MARCIA BINSFELD
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
REALEZA
NOVEMBRO 2017
Este relato, consiste em mostrarmos um pouco sobre as políticas públicas que o governo criou para beneficiar as escolas públicas com esse auxílio chamado, mais educação. A pesquisa foi feita por nossa equipe no Colégio Estadual do Campo Castelo Branco – Ensino Fundamental e Médio,situa-se na Rua Mato Grosso nº 100, Cep: 85743-000, Fone/Fax: (46) 3558 1107, E-mail:prlcastelobranco@seed.pr.gov.br, eecastelobranco@gmail.com, na zona urbana do Distrito de Conciolândia, Município de Pérola D'Oeste, pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão.
Foram feitas entrevistas pelas alunas Ana Keli Amaral dos Santos, Ana claudia Schneider, Marcia l.Finantes Binsfeld, onde buscamos esclarecer o projeto “Mais Educação” que é oferecido por este Colégio, que tem como objetivo melhorar a aprendizagem, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes que é uma estratégia do Ministério da Educação. O Programa será implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária de cinco até quinze horas semanais no turno e contraturno escolar. O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, tem por finalidade contribuir para a:
I - alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico;
II - redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar;
III - melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais;
IV - ampliação do período de permanência dos alunos na escola.
O Programa Novo Mais Educação será implementado nas escolas públicas de ensino fundamental, por meio de articulação institucional e cooperação com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, mediante apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação - MEC.
A pesquisa para o presente trabalho foi realizada na Escola Estadual do Campo Castelo Branco, localizada no distrito de Conciolândia, cidade de Pérola D’Oeste. O atendimento foi efetuado pelas secretarias da instituição no turno vespertino. Por conta de falta de recursos, a escola não conta atualmente com pedagogo para orientar as atividades do mais educação e por isso, as auxiliares administrativas cumprem esse papel.
Segundo informações prestadas, desde 2016 a escola do campo oferecia oficinas no período vespertino aos alunos que se inscrevessem no programa Mais Educação. No ano de 2017, o programa sofreu algumas mudanças, e a escola passou a oferecer o programa Novo Mais Educação.
O programa Mais Educação foi desenvolvido pelo Ministério Da Educação, sob portaria nº 17/2007, e tem como principal objetivo proporcionar aos alunos atividades extracurriculares, que envolvam atividades como o lazer, esportes, artes e agora no programa novo mais educação, português e matemática. Esse projeto ao ser aderido pela escola aumenta em 7 horas diárias a carga horária dos alunos matriculados.
No programa mais educação, para que fosse aplicado na escola, era necessário que os professores e coordenador do programa elegesse seis atividades que pudessem ser desenvolvidas no ambiente escolar ao longo do ano. Essas, incluíam atividades de informática, teatro, artes e, passavam por um processo seletivo, sendo monitoradas e registradas para que houvesse um controle sobre essas práticas. Sendo assim, a cada ano as atividades devem passar por um processo seletivo na escola.
Em 2016, o programa passou por uma transformação, a começar pelo nome que passou a ser Novo Mais Educação. Esse, baseia-se na incrementação das disciplinas de português e matemática, como um apoio ao aprendizado dos alunos. Um dos objetivos da mudança, é a permanência dos alunos na escola dos anos iniciais até os finais.
No Programa Novo Mais Educação há uma forma diferenciada na divisão das atividades ao longo dos dias letivos. Para as escolas que aderem cinco horas semanais ao programa, duas horas e meia são com atividades de matemática e duas horas e meia com atividades de língua portuguesa. Em caso de escolas que optem por quinze horas semanais do programa, quatro são reservados para português, quatro para matemática e outras sete para atividades escolhidas pela escola, como oficinas por exemplo.
Na Escola Estadual do Campo Castelo Branco, o programa que está se desenvolvendo é o mais educação e eles contam com cinco horas semanais do programa, já que a Escola não tem recurso para ter quinze horas semanais. Conforme discutido na entrevista realizada com a secretária que atualmente é responsável pela orientação aos alunos e professores, o recurso destinado para a contratação de colaboradores com as oficinas do mais educação é muito pouco, cerca de 80,00 mensais para um trabalho semanal. O recurso que vem para a escola é apenas para manter os professores de português e matemática. Mesmo que a instituição queira disponibilizar essas atividades extracurriculares para os alunos, o capital enviado pelo ministério da educação é pouco.
Alguns problemas se apresentaram na Escola desde a implantação do Novo Mais Educação. Houve uma evasão grande
...