PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Por: Thais Scheffer • 11/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.124 Palavras (5 Páginas) • 873 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS
THAIS DE FÁTIMA SCHEFFER
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
CERRO AZUL
ABRIL/2014
THAIS DE FÁTIMA SCHEFFER
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Projeto apresentado à disciplina de Prática III:
Discussão de documentos oficiais norteadores da formação e da atuação de professores de Língua portuguesa, de responsabilidade da professora Ms. Jaqueline A. S. Dutra, como requisito para avaliação e conclusão da disciplina.
CERRO AZUL
ABRIL/2014
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo ajudar alunos com dificuldade de domínio de leitura e escrita. Tomou-se como referencial teórico as PCNs e DCEs. Os procedimentos metodológicos foram o acesso as mais variadas formas de escrita, proporcionando ao aluno a base necessária para melhorar sua interpretação textual e domínio da escrita. A partir de fundamentos teóricos fundamentados pelo corpo docente da instituição e dos estudos realizados pelos mesmos com a classe citada no projeto, verificou-se a importância da realização de tal trabalho, já que os mesmos apresentavam grande dificuldade perante as atividades a eles propostas.
Palavras-Chaves: Aluno. Dificuldade. Aprendizagem. Leitura. Escrita.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome: Thais De Fátima Scheffer
Curso: Letras Português/Espanhol
Disciplina: Pratica Pedagógica
Público objetivo da intervenção: Alunos do 6º ano.
TEMA: LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
JUSTIFICATIVA
Diante da situação presenciada em sala de aula, observamos dificuldades nos alunos do 6º ano, dentre elas: autonomia, leitura, escrita e interpretação de textos, sendo assim necessário a elaboração desse projeto, que tem como objetivo desenvolver uma aprendizagem significativa no letramento de ambos.
Serão trabalhadas atividades com métodos lúdicos, e recursos expressivos para que possamos obter um resultado eficaz de modo que o domínio da leitura e da escrita possa ser compreendida como contato com o mundo, o domínio de tal é o foco central desse projeto.
SITUAÇÃO PROBLEMA
Dominar a prática da leitura e escrita permite ao individuo desenvolver conceitos e competências funcionais no ambiente em que vive e com as pessoas que se relacionam. Garantir que a criança aprenda a ler e escrever assim que entram na escola é o objetivo de todo o educador, no entanto isso tem se tornado cada vez mais um grande desafio. O que nos leva a questionar:
*Por que muitos alunos chegam ao ensino médio sem saber dominar a leitura e escrita?
*De que forma a produção textual influencia em tal aprendizado?
*Como o educador deve intervir em tal processo?
OBJETIVOS ESPECIFICOS
*Adquirir competência na leitura e escrita;
*Autonomia para a produção dos mais variados gêneros textuais;
*Dominar a boa ortografia;
*Competência na interpretação de gêneros;
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
É através da leitura e da escrita que o homem conseguiu estreitar laços com seus semelhantes, resolver conflitos, e se organizar politicamente. A busca pelo conhecimento vem desde os primórdios da civilização onde o homem busca habilidades para tornar sua vida mais útil perante a sociedade. Nesse contexto surge a escrita e a leitura como imanentes à própria historia da civilização.
Com o desenvolvimento da linguagem, a escrita aperfeiçoou-se a ponto de ser imprescindível à sua própria existência. A busca pelo conhecimento tornou-se incessável pelo homem, e podemos afirmar que quando mais cedo se iniciar, mais cedo germinará bons resultados. Ou seja, é ainda na infância que se deve despertar para o mundo da simbologia, o mundo da leitura.
Segundo Bárbara Vasconcelos De Carvalho:
“O conto infantil é uma chave mágica que abre as portas da inteligência e da sensibilidade da criança, para sua formação integral. O que fez de Andersen o grande escritor universal e imortal foram as estórias ouvidas quando criança.”
Em outras palavras a imaginação humana é fundamental para a construção do conhecimento, dai a importância de introduzir a leitura ainda na infância, para que não se tenha os mesmos problemas que enfrentamos hoje com alunos no ensino médio que sequer dominam a interpretação textual. O compromisso da escola deve ser ensinar o aluno a ler para que ele possa “tomar conhecimento e usufruir da riqueza histórica construída e transmitida pelos homens de todos os tempos” (LUCKESI, 1987, P121).
Oportuna a citação:
...