PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE
Por: Luíza Reis • 3/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.024 Palavras (5 Páginas) • 281 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE
POSTAGEM 1 ATIVIDADE 1
CARACTERIZAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE
LUÍZA FIGUEIREDO DE LIMA REIS
1515350
BELO HORIZONTE
2017
PRÁTICA DE ENSINO:
INTERGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE
Projeto apresentado à Universidade
Paulista – UNIP, do curso de Letras,
como um dos requisitos para a obtenção
da nota na disciplina Prática de Ensino:
Integração Escola e Comunidade
Ministrada pelo (a)
Profa. Ma. Raquel Bokums.
BELO HORIZONTE
2017
Sumario
Introdução.........................................................................04
Objetivo.............................................................................05
Caracterização da Escola.................................................06,07
Caracterização da Comunidade........................................07
Considerações finais.........................................................08
Referências bibliográficas................................................09
Introdução
Busca-se com a disciplina Prática de Ensino Integração Escola e Comunidade observar aspectos positivos e negativos do ambiente escolar onde a escola e a comunidade estão inseridas, para assim, poder desenvolver um projeto de integração entre ambas posteriormente. O ambiente escolar escolhido é a Escola Estadual Helena Guerra.
Objetivo
O projeto tem como objetivo contribuir de forma significativa para a aprendizagem de alunos e fazer com que seja prazeroso. Espera- se com a caracterização obter informações acerca do local escolar interno e externo, assim, como a comunidade que a cerca.
Caracterização da Escola:
A Escola Estadual Helena Guerra da cidade de Contagem se situa à Rua Me. Mar. Fontanaresa, número 271, no bairro Eldorado, com único telefone para contato (31) 3391-5620, oferece os cursos de Ensino Fundamental (anos finais), 6º ano no período da tarde, das 13:00 horas até as 18 horas e 7º e 8 º ano no período da manhã, das 7:00 horas até 12:20 horas e Ensino Médio (EJA), no período noturno, das 19 horas até 22:20 horas para atualmente 850 alunos, residentes de várias regiões, seja próxima (alunos do bairro da escola) ou distante (alunos de bairros localizados em área rural), mesclando a facilidade e a dificuldade de acesso.
E num espaço que comporta duas quadras esportivas, apenas uma com cobertura e arquibancada, secretaria (recepção logo na entrada), sala dos professores, onde acontece as HTPC (Hora de trabalho Pedagógico) uma vez por semana, para troca de experiências entre coordenadoras e professoras pedagógicas, encontrando soluções criativas e efetivas para o dia-a-dia, além das reuniões de planejamento no começo do ano e replanejamento do meio do ano, laboratório de informática, podendo ser usado para pesquisa, estudos, entre outros quando agendado o horário na direção.
A sala de leitura, oferecendo acervo de livros e outros diversos, para incentivar os alunos é feita uma competição de quem leu mais e premiação para os vencedores, banheiros unissex, com espelhos, refeitório grande com mesas, sete salas de aulas, com lotação máxima de 45 alunos, sendo elas ambientes, atingindo a meta de proporcionar ambiente diversificado para aprendizagem, facilitando para aplicação do material pedagógico e promovendo interação entre professor e aluno. Porém o espaço físico precisaria ser maior para desenvolver melhor a proposta pedagógica.
A participação da comunidade escolar, pais, professores, todos tiveram voz na elaboração da proposta pedagógica, de acordo com o regimento LDB, Constituição Federal, ECA e Normas Regimentais básicas do Estado de Minas Gerais. Contando com o apoio do Conselho da Escola, classe e série e termo, Associação Pais e Mestres, grêmio estudantil, GOE, coordenador pedagógico, vice-diretor, diretor, supervisor e dirigente regional de ensino.
O planejamento desde o início do ano letivo é dividir os conteúdos por bimestre, contendo os objetivos e estratégias de aprendizagem e instrumentos de avaliação, inclui também o sistema de recuperação dos alunos, o professor acompanha o aluno em três aulas semanais, distribuídas nas disciplinas de português e matemática e a recuperação continua, trabalhada por todos os professores durante as aulas.
...