Planejamento Educacional para aprendizagem Significativa
Por: drikanobrega7 • 16/5/2019 • Trabalho acadêmico • 435 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
Planejamento Educacional para aprendizagem Significativa
DISCIPLINA: DIDÁTICA
PROFESSORA: NADIA REGINA BARBOSA DA SILVA
ALUNA: ADRIANA MARIA DE BRITO NOBREGA
MATRÍCULA: 201808180232
DATA: 10.05.2018
INTRODUÇÃO
O que entendemos por planejar, de acordo com o dicionário Aulete:
1. Idealizar plano de (edificação); PROJETAR. 2. Elaborar plano, programa, roteiro; PROGRAMAR. 3. Demonstrar a intenção de; TENCIONAR.
O ato de planejar faz parte da historia da humanidade, porem, o ato de planejar que entendemos e utilizamos hoje foi primeiro visto na União Soviética em 1923.
No Brasil, não há uma data precisa quanto ao uso do termo planejamento. Segundo o economista Celso Lafer, citado por Padilha (1998, p.99), a primeira experiência de planejamento governamental no Brasil foi a executada pelo Governo Kubitschek com o seu Plano de Metas (1956-1961). Ainda segundo Padilha, no âmbito educacional, em 1961, o governo federal promulga a Lei nº 4.024/61, conhecida como a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, a qual “[...] faz pela primeira vez, referência à formulação de um plano nacional de educação, mas em 1962, elaborou-se um plano que era apenas, basicamente, um conjunto de metas quantitativas a serem alcançadas num prazo de 8 anos.” (PADILHA, 1998, p.100).
ENTREVISTA
Qual é a importância de se planejar uma aula?
Antecipar os problemas, por exemplo: Na aula de Língua Estrangeira, explicar o significado das palavras e mostrar a pronúncia antes do aluno falar, diminuindo a possibilidade de frustação dentro da sala de aula.
Quando se está planejando uma aula, qual é o objetivo final?
Fazer com o que o aluno retenha a maior quantidade de informação possível.
Dentro do ensino de Língua Estrangeira, o que se deve levar em consideração na hora de planejar uma aula?
Precisa levar em consideração a significância daquelas informações para a vida do aluno, considerando o ambiente que ele convive.
Professora entrevistada: Júlia Maciel, graduada em bacharelado e licenciatura em Português e Inglês, leciona e coordena no curso de idiomas YES! – Rio das Pedras.
O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL
Nos últimos anos, vemos que o ensino de Língua estrangeira vem ganhado importância, devido o processo de globalização, que traz a interação entre diversos países do mundo.
No contexto histórico, No início do Brasil república, as horas de ensino de Língua estrangeira foram reduzidas e para completar, as matérias passaram a ser não obrigatórias, fazendo do ensino de Línguas algo não tão importante na vida dos alunos.
O método de ensino tradicionalista também contribui para o não aproveitamento do conteúdo.
CONCLUSAO
...