Planejamento Educacional
Dissertações: Planejamento Educacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deisiene • 16/9/2013 • 1.581 Palavras (7 Páginas) • 702 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS
Planejamento Estratégico
NOME(S) DO(S) ALUNO(S):
| |
| |
| |
|
| |
| |
|
| |
Março 2011 - Valinhos-SP
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS
Processos Administrativos
Trabalho, apresentado ao Curso de Administração, como exigência parcial de avaliação na disciplina de Processos Administrativos sob a orientação do Prof. Airton Aparecido Alves.
Março 2011 - Valinhos-SP
SUMÁRIO
Introdução 4
1. Planejamento Estratégico por Patrick J. Montana e Bruce H. Charnov 5
2. Planejamento Estratégico na visão Henry Fayol 6
3. Visão e ação estratégica 9
4. Conclusão 10
Bibliografia 11
INTRODUÇÃO
Neste trabalho o grupo pretende desenvolver o tema: Planejamento da Ação Empresarial.
Sabemos que administração integra, acelera e impulsiona toda a atividade organizacional no sentido de definir cursos de ação, reduzir custos, agregar valor, melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, resolver problemas e conflitos, criar e inovar, alcançar objetivos e, sobretudo, oferecer resultados ampliados.
Ela é tanto responsável pela excelência organizacional na base, como pela articulação interna das atividades organizacionais no nível tático como também pela definição e execução da estratégia organizacional ao nível global das organizações, quaisquer sejam elas: públicas, privadas, pequenas, médias, grandes, lucrativas ou não lucrativas, industriais, prestadoras de serviço, informação ou de entretenimento.
1. Planejamento Estratégico por Patrick J. Montana e Bruce H. Charnov
Para Patrick J. Montana e Bruce H. Charnov o Planejamento é o processo de determinar os objetivos organizacionais e de como atingi-los. É planejar o rumo de uma organização e de todos os seus componentes.
Direciona a missão da organização em termos de suas principais atividades.
Entre os resultados do planejamento estratégico incluem-se diretrizes amplas e gerais para selecionar áreas de negócios ou mercados nos quais ingressar ou dos quais se retirarem. Ou planejamento cotidiano, que aborda cronogramas específicos e alvos mensuráveis.
O planejamento analisa alternativas para realizar a missão, normalmente os resultados são alvos de oportunidade no interior do setor ou do mercado.
* A importância do Planejamento
O planejamento pode ser descrito como (1) escolha de um destino, (2) avaliação de rotas alternativas e (3) decisão sobre o curso especifico. O planejamento é uma disciplina que pode ajudar os gerentes a analisarem cuidadosamente as questões e os problemas e as conceberem alternativas para lidar com as questões e superar os problemas.
* A estrutura do Planejamento
O planejamento em uma organização poder ser visto a partir de três perspectivas diferentes:
Planejamento Estratégico:
Exige um longo período entre o inicio e os resultados e considera o futuro em termos da missão da organização.
Planejamento Tático:
Tem um tempo de duração mais curto que o planejamento estratégico e está voltado mais especificamente a variáveis como condições de mercado, metas financeiras e recursos necessários para executar a missão. Todo planejamento tático é realizado dentro da estrutura do planejamento estratégico.
Planejamento Operacional:
Possui um prazo ainda mais curto do que o planejamento tático. È o planejamento diário, que trata de cronogramas, tarefas especificas e alvos mensuráveis e envolve gerentes em cada unidade que será responsável pela realização do plano.
Geralmente existem três níveis de planejamento, cada um com alguma sobreposição, mas com níveis diferentes de detalhe e de estrutura de tempo. Não existem duas filosofias ou dois processos de planejamento organizacionais iguais, mas cada organização e cada gerente, seja com projeto ou não, realizam o planejamento.
* A Função do Planejamento no Nível Institucional e no Nível Gerencial:
O planejamento é a função de todo gerente, bem como uma função institucional. Um Órgão de planejamento institucional pode colher dados, analisa-los e coloca-los á disposição dos executivos e de todos os gerentes que cuidam do planejamento diário para executar um projeto por etapas, da ideia á implementação. Existem varias ferramentas e técnicas para auxiliar o planejamento.
Finalizando para Patrick J. Montana e Bruce H. Charnov o planejamento deve ser feito sobre medida para cada organização. Embora os conceitos básicos sejam os mesmos, a cultura e a filosofia de cada organização irão resultar em um conjunto de prioridades ligeiramente diferentes. Os níveis de envolvimento em um método de comunicação consistente são decisivos para o sucesso, bem como uso intenso de assessoria no processo de planejamento.
2. Planejamento Estratégico na visão Henry Fayol
Para Henry Fayol o planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro. É uma aplicação especifica do processo decisório. As Decisões que procuram de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento.
Alem de ser um processo de tomar decisões, o planejamento é uma dimensão das competências intelectuais.
A decisão e a capacidade de lidar com o futuro
...