Portfolio
Por: jonatan luis • 28/11/2015 • Projeto de pesquisa • 2.073 Palavras (9 Páginas) • 280 Visualizações
Centro Universitário Internacional Uninter
JONATAN LUÍS QUARESMA SILVEIRA, RU: 1273494 TURMA: 2015/08
PORTFÓLIO
UTA - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
FASE I
LAJEADO
2015
Centro Universitário Internacional Uninter
JONATAN LUÍS QUARESMA SILVEIRA, RU: 1273494 TURMA: 2015/08
PORTFÓLIO
UTA - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
FASE I
Relatório de Portfólio da UTA Fundamentos da Educação - FASE I
Curso: Licenciatura em Letras
Tutor Local: Márcia Zanotelli
Centro Associado: Centro Universitário Uninter pólo de Lajeado-RS
LAJEADO
2015
RESUMO
Este trabalho é muito importante para a UTA de Fundamentos da Educação, pois o filosofo Jean Piaget está dentro dos conteúdos estudados nas disciplinas, Fundamento Socioantropologicos da Educação e Fundamentos Psicológicos da Educação.
A pesquisa inicia ressaltando a vida e os experimentos de Jean Piaget, que influencia na educação escolar até hoje.
A principal obra de Piaget foi à epistemologia genética, que por meio de estudos realizados observando crianças, ele notou que a criança desenvolve sua inteligência em fases e que conhecendo as dificuldades dela o educador possa usar o melhor método para ensinar o seu aluno.
No desenvolver do trabalho, a teoria de Piaget será aprofundada explicando suas fases e exemplos dessas fases serão usados para melhor entendimento dos colegas para que a mesma possa contribuir no modo de ensino dos alunos.
Palavras-chave: Piaget, epistemologia genética, educação, inteligência.
SUMÁRIO
1. Introdução.........................................................................................................5
2. Jean Piaget.......................................................................................................6
3. Problematização...............................................................................................8
4. Conclusão.........................................................................................................9
Referências ........................................................................................................10
Sínteses dos filmes.............................................................................................11
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho sobre um importante pesquisador e filosofo Jean Piaget, é de grande importância para a educação, sendo ela na escola ou ate mesmo em casa, no mesmo será mostrada a visão de Piaget sobre como evoluímos nossa inteligência e nos adaptamos ao mundo.
Muitas teorias são usadas nas escolas de nosso país e é claro que a principal teoria de Piaget a Epistemologia Genética não fica de fora, graças a ela, podemos ver que para nos desenvolvermos passamos por diversas fases e adaptações na vida.
Para o trabalho ser compreendido facilmente, serão utilizadas diversas fontes de pesquisa, como a aula três, a rota de aprendizagem e o livro da disciplina Fundamentos Psicológicos da Educação, como trechos de alguns livros que explicam toda a vida, os principais experimentos e as contribuições de Piaget para a educação.
Também perguntas serão feitas aos colegas para despertar interesse sobre esse importante filosofo que foi Jean Piaget.
2. JEAN PIAGET
Jean Piaget foi um grande filosofo e psicólogo suíço, nascido em 1896, conseguiu seu doutorado em biologia no ano de 1918, com 22 anos de idade. Então Piaget começou a fazer diversos experimentos com crianças e notou que o conhecimento humano inicia-se desde cedo, na infância, quando a criança repete gestos e atitudes dos adultos com quem convive e com o passar do tempo, convivendo com pessoas e lugares diferentes, a criança começa a se desenvolver e se adaptar em seu conhecimento de vida e mundo.
A pesquisa mais importante de Piaget foi à epistemologia genética, que foi uma teoria criada após anos de estudos da psicologia infantil, com o objetivo de encontrar uma explicação de como a inteligência evolui, ele organizou sua teoria em estágios, divididos pelas dificuldades, limites e habilidades do aluno.
Para melhor entendimento da teoria, explicarei de forma objetiva os estágios de desenvolvimento segundo Piaget, contidos no artigo da UFRGS; PEAD (2009):
Sensório-motor (2 a 2 anos): É o primeiro estágio, que vai até aproximadamente 18 meses de vida da criança, a criança ainda é pré-verbal e nos seus primeiros meses ainda não tem o esquema do objeto permanente.
Pré-operatório (2 a 7 anos): neste estágio inicia-se o uso da linguagem pela criança, ou seja, ela começa a ter domínio da função simbólica, do pensamento e da representação. Neste estágio ainda não existe conservação.
Operatório Concreto (7 a 11 anos): este estágio é marcado pela operação com objetivos, a criança passa a desenvolver-se realizando atividades de classificação, ordenamento, construção da ideia de número, operações espaciais e temporais, todas as operações ainda são elementares.
Operatório Formal (11 ou 12 anos em diante): agora ela já consegue raciocinar com hipóteses e não somente com objetos. Agora a criança consegue utilizar à lógica atingindo novas estruturas.
A separação dos estágios, feita por Piaget é bastante simples e clara, pois podemos compreender perfeitamente, que com o passar do tempo, a criança vai convivendo com outras pessoas e assim, aprendendo costumes e comportamentos diferentes ela aumenta seu intelecto e passa a entender melhor o mundo.
Para Piaget a criança, dependendo seu desenvolvimento biológico, tem a capacidade de aprender tudo o que ela for capaz. Para ele a inteligência era dividida como função e estrutura, ou seja, na função o sujeito para se adaptar melhor aos processos de inteligência, modifica o meio para entendê-lo melhor, já no modo estrutural, o sujeito organiza sua inteligência para assimilar melhor o mundo a sua volta.
...