REDAÇÃO - A SAÚDE MENSAL NO SÉCULO XXI
Por: eumauricioalves2 • 30/10/2021 • Dissertação • 307 Palavras (2 Páginas) • 118 Visualizações
A Saúde Mental no Século XXI
“Ninguém notou a sua depressão.” A música “Desconstrução”, do cantor Tiago Iorc, relata uma doença que mais afeta as pessoas neste século. Entretanto, tal questão, não é só visível na arte, está abordada em toda a sociedade brasileira que afetam a saúde mental no século XXI. Nesse cenário, cabe uma análise dos fatores sociais e históricos que contribuíram para essa grave situação.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o fator social é um motivador desse problema. Isso porque a apatia das cidades é uma consequência da individualidade e impessoalidade das relações sociais e pessoais. Dessa forma se criou um ambiente conveniente para o aumente de diversas doenças mentais, como a ansiedade, depressão, ressaltado no Brasil, que lidera o ranking com casos na América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Outrossim, o fator histórico é um dos causadores desse problema. Segundo o filosofo alemão Georg Hegel, toda realidade é um processo histórico. Nesse sentido, a ideia hegeliana permite compreender que o estigma social, colocado nas pessoas que sofrem de patologias psicológicas, é resultado de um pensamento equivocado, na qual historicamente, essas pessoas eram vistas como fracas ou sem fé. Nesse contexto percebe-se a desvalorização da saúde mental e dos seus métodos de tratamento. Em consideração, é indispensável que no Brasil, não exista um abrangente sistema de divulgação sobre esse tema.
Logo, o Ministério da Saúde, em parceria as mídias digitais, devem divulgar informativos sobre a importância do cuidado com a saúde mental e as formas de tratamento para os doentes, para amenizar o preconceito e estimular a valorização da mesma no Brasil. Além disso, a mídia e as grandes empresas, devem vincular campanhas de conscientização, para fortalecer os laços sociais e a importância deles para o bem estar. Assim dando ênfase à suade mental, a sociedade brasileira estará livre desse “mal do século”.
...