RESUMO: QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS CAPITULO 7 – AS TAREAS E O SEU PAPEL NO ENSINO DAS LÍNGUAS
Por: Luana de Sousa • 24/6/2015 • Trabalho acadêmico • 283 Palavras (2 Páginas) • 315 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – CH1 – CURSO DE LETRAS
TÓPICOS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
PROFESSORA: ROSEMEIRE PLANTIN
ALUNA: LUANA DE SOUSA GOMES
QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS
CAPITULO 7 – AS TAREAS E O SEU PAPEL NO ENSINO DAS LÍNGUAS
Esta seção contempla a função das tarefas dentro do ensino de uma língua estrangeira. Inicialmente, nos é apresentada uma descrição do que são as tarefas, dos tipos de tarefas, dos objetivos aspirados a partir delas e do grau de dificuldade:
“As tarefas são uma característica da vida quotidiana nos domínios privado, publico, educativo ou profissional. A execução de uma tarefa por um indivíduo envolve a activação estratégica de competências expecíficas, de modo a realizar um conjunto de acções significativas num determinado domínio, com uma finalidade claramente definida e um produto específico.”
Doravante, o texto aborda a temática ligada à execução das tarefas, neste subtópico são apresentadas as competências necessárias para realização das tarefas como, por exemplo, o conhecimento e a experiência de mundo, o conhecimento sociocultural e as capacidades interculturais, a competência de aprendizagem e as capacidades práticas do quotidiano e da competência de realização. Além disso, esta subseção ainda enfoca as condições e limitações inerentes à própria tarefa e variáveis de tarefa para tarefa, bem como as estratégias que podem ser utilizadas na aplicação de uma tarefa.
O terceiro subtópico considera o lugar e o papel das tarefas na sala de aula, apontando grau de dificuldade de uma tarefa, neste sentido são apresentados os fatores que influenciam na execução de uma tarefa como, por exemplo, os fatores afetivos e os lingüísticos, e as condições e limitações das tarefas como a ajuda exterior, o tempo, a finalidade, a previsibilidade, as condições materiais e os participantes.
...