Relatorio
Por: carlinhari • 23/4/2015 • Resenha • 272 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O planeta Terra não é estável, ele possui vários movimentos, entre eles os que dão origem aos dias, anos e estações. Há dois tipos de movimentos que se destacam: rotação e translação.
A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, por tanto este da origem aos dias. Enquanto a translação será o movimento que dá origem as estações, que ocorre por conta do movimento do planeta ao redor do Sol.
Essas duas características são responsáveis por alguns fenômenos, entre eles o solstício e o equinócio.
2 METODOLOGIA
2.2 Solstício
O planeta Terra sofre uma inclinação de aproximadamente 23º27’ do eixo de rotação da Terra em relação ao eixo de translação, que faz com que os raios solares sejam distribuídos desigualmente entre os hemisférios. Sendo assim, em um determinado período do ano os raios incidem com maior intensidade em um dos hemisférios, isso fica em evidencia quando acontece o solstício.
Solstício consiste então, no período em que o Sol atinge maior declinação em latitude em relação à linha do Equador. Quando esses raios solares incidem com maior frequência um dos hemisférios, caracteriza-se o solstício de verão enquanto no outro hemisfério acontecerá o solstício de inverno.
2.2.3 Solstício de Verão
Em meados dos dias 21 e 22 de dezembro os raios do Sol incidem com maior frequência e verticalmente sob o Tropico de Capricórnio desencadeando o verão no Hemisfério Sul. Nos dias 21 ou 22 de junho estes raios solares incidem com maior frequência e verticalmente sob o Tropico de Câncer, promovendo assim o verão no Hemisfério Norte.
Neste fenômeno os dias serão mais longos em relação as noites.
2.2.4 Solstício de Inverno
...