Resenha Sobre a Conferência do Pro. Dr. Carlos Faraco na Abralin Sobre Pedagogia da Variação Linguística
Por: Ana Paula Borges • 8/5/2022 • Resenha • 850 Palavras (4 Páginas) • 118 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO
FACULDADE DE LETRAS
DISCIPLINA: OFICINA DE COMP. E PROD. ORAL EM PORTUGUÊS
TURNO: NOITE
DOCENTE: FÁTIMACRISTINA
ALUNO: ANA PAULA BORGES DE OLIVEIRA
MATRÍCULA: 201809140193
Belém
2020
Resenha sobre a conferência do Pro. Dr. Carlos Faraco na Abralin sobre pedagogia da variação linguística
A partir da apresentação feita pelo Prof. Dr. Carlos Faraco na ABRALIN, inicia-se uma discussão sobre as propostas e as dificuldades da Pedagogia da variação linguística, de modo que a variação linguística está ligada e interseccionada com outras pedagogias dentro da sociolinguística educacional, sendo elas a pedagogia da oralidade, de produção de texto, etc.
O sociolinguista defende a causa de que essas pedagogias precisam ser independentes de quais sejam, bem informadas e consistentes em seus conteúdos. No mais, o professor defende que se precisa integrar o fenômeno da variação linguística em todos os âmbitos do ensino da Língua portuguesa e que se precisa ter um aprendizado sobre a diversidade linguística entendendo que a língua é heterogênea e diversificada desde que entramos no ensino básico.
Além disso, a pedagogia em si, observa-se que não é somente o que ensinam, mas como ensinam, e dentro desse contexto, com a integração da variação linguística dentro da pedagogia e do ensino, essa não fuja da realidade heterogênea. Dito isto, os alunos terão atividades e projetos didáticos que contribuem para que estejam envolvidos em ações interacionais, as quais os falantes estão presentes e prontos para superar a negatividade sobre boa parte do que diz respeito à variação linguística, tendo como objetivo mostrar que a realidade social do falante reflete, sem duvidas, em sua realidade falada. Sendo assim, a proposta de apresentação de projetos que entendam a sociedade de forma abrangente.
Faraco também explicita que os objetivos da pedagogia da variação linguística tem ligação à compreensão de que a heterogeneidade da língua é entender a sociedade criticamente. À cerca desta ideia, ele diz que a execução de projetos que envolvam a sociologia e a historia, permitiriam que os alunos entendessem que uma sociedade que passou por momentos históricos, políticos e econômicos muito diferentes por tantos anos, é uma sociedade culturalmente, indiscutivelmente, partida e que esta sociedade embasa uma construção demográfica da sociedade atual e a mesma reflete na variação linguística de forma direta.
É interessante toda essa discussão no meio dos tempos em que estamos, pois a língua falada das pessoas dentro da sociedade é uma verdade absoluta: a língua falada é reflexo direto de onde estamos dentro do meio em que vivemos. O Dr. Carlos também enriquece a apresentação com trabalhos no meio educacional que ajudam a desenvolver praticas pedagógicas que assumem papeis que permitem o discente mergulhar em um ambiente que se tenha acesso ao respeito linguístico incondicional, promovendo assim um sistema interacional dentro do meio educacional.
...