Zero A Zero
Artigo: Zero A Zero. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Angelicacfc • 29/11/2013 • 591 Palavras (3 Páginas) • 418 Visualizações
Os destinos podem ser muitos para os estudantes que escolherem o versátil caminho das Letras. Ser adepto de muita leitura e gostar de escrever são pré-requisitos para os alunos desse curso interdisciplinar, que tem a biblioteca como seu principal laboratório.
Sobre o curso
O objeto de estudo do curso de Letras é a linguagem. Durante o curso, o aluno desenvolve habilidades de leitura, análise, interpretação e produção de textos em língua portuguesa ou em língua estrangeira de sua escolha. Estuda as teorias literárias e autores brasileiros e estrangeiros. Nos estudos linguísticos, aprende os sons da língua, sua história, sua gramática, seus usos em diversas situações e suas manifestações artísticas, entre outros aspectos. Analisa, ainda, as relações entre a linguagem e a História, a Sociologia, a Educação, a Psicanálise, a Neurologia e as Artes em geral.
O curso de Letras da UFMG caracteriza-se pelo seu currículo flexibilizado. Isso significa que o aluno tem uma pluralidade de opções e decide, com maior autonomia, sobre sua trajetória acadêmica.
O curso de Letras é oferecido nas modalidades:
Licenciatura
Voltada especificamente para a formação de professores, é exigida para o exercício do magistério nos ensinos Fundamental e Médio.
Bacharelado
Prepara o aluno para atuar em outras esferas do mercado de trabalho – como Ensino Superior, Tradução e Editoração.
O aluno que cursa a Licenciatura escolhe entre estas habilitações: Português, Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano. No Bacharelado, são oferecidas as habilitações em Português, Alemão, Grego, Inglês, Latim e Linguística. As disciplinas obrigatórias do curso são Linguística e Teoria da Literatura.
Laboratórios
A Faculdade de Letras (FALE) conta com laboratórios de Informática e um Laboratório de Fonética, equipado com o que há de mais moderno na área. No entanto o principal “laboratório” do curso de Letras é a biblioteca, que conta com um acervo de cerca de 50 mil livros e ambiente adequado para o estudo individual ou em grupo. O Acervo de Escritores Mineiros, pertencente à FALE, mas localizado no segundo andar da Biblioteca Central, reúne livros, manuscritos e objetos dos escritores Murilo Rubião, Henriqueta Lisboa, Oswaldo França Júnior e Abgar Renault, entre outros.
Um pouco de história
O curso de Letras da UFMG existe desde a década de 1940, quando foi fundada a Faculdade de Filosofia da, então, Universidade de Minas Gerais. Funcionou, primeiramente, onde, hoje, se encontra o Colégio Marconi; depois, transferiu-se para o Edifício Acaiaca; em seguida, para o antigo prédio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, na Rua Carangola; e, finalmente, em 1984, para o Campus Pampulha. No início da década de 1970, o curso passou por uma grande reformulação, com a implantação de diplomas em diferentes línguas.
Área de atuação
Grande parte dos profissionais formados em Letras atua como professores dos ensinos Fundamental, Médio e Superior, além de terem oportunidades de trabalho em Cursos de Línguas. Ao contrário
...