Ética e cidadania na educação
Por: Rejane Politowski Uzeika • 22/3/2016 • Artigo • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 348 Visualizações
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA REGIÃO MISSIONEIRA – FETREMIS
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO TRIBUTÁRIO
TURMA GUARANI DAS MISSÕES – 2014
ÉTICA E CIDADANIA APLICADA A EDUCAÇÃO
A ética e a cidadania no processo de construção do conhecimento
Rejane Maria Politowski Uzeika
Guarani das Missões, abril de 2015.
A ética e a cidadania no processo de construção de conhecimento
RESUMO
É no âmbito familiar que têm início a formação moral e ética dos indivíduos. Entretanto, a escola passa a participar desse processo cada vez mais cedo. Com isso, busca-se transformar o indivíduo em um ser “civilizado”, ou seja, em um cidadão.
Esse modelo de educação, voltado para a cidadania, é constituído por elementos complexos que consideram a adesão aos valores, a apropriação de conhecimentos e a assimilação de práticas na vida pública.[1]
Palavras-chave: Ética; Cidadania; Educação.
INTRODUÇÃO
A cidadania é dependente, a cada dia mais, da educação moral e ética do indivíduo, na medida em que o exercício da cidadania afeta não só ao próprio indivíduo, como também a vida do grupo ao qual está inserido. Isso pressupõe que as atitudes de um determinado grupo social, vai afetar diretamente a vida de cada membro desse grupo.
Nesse sentido, a educação é um mecanismo de construção e reconstrução de normas e valores que dignificam as pessoas e as tornam mais humanas. Para Siegel, é necessário, para uma educação ética, “resgatar e incorporar os valores da solidariedade, de fraternidade, de respeito às diferenças de crenças, culturas e conhecimentos, de respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos." (Siegel. 2005.p 41).
Conforme Cavalcanti,
“Enquanto humanos, somos seres sociais e políticos. Convivemos com outros indivíduos, temos uma vida pública. E não é simplesmente, a formação intelectual, o conhecimento, que nos ajuda na construção de novas relações sociais e de um convívio que aponte para uma sociedade mais humana porque mais justa e solidária. Disto decorre a necessidade de repensarmos as práticas educacionais em termos de ética e cidadania.” [2] (Cavalcanti, Alberes de Siqueira)
ÉTICA E EDUCAÇÃO
Costumeiramente, a ética é considerada como sinônimo de moral. Entretanto, a moral é um conjunto de princípios e valores que norteiam o comportamento do indivíduo em um grupo social, enquanto a ética é uma ciência que busca explicar ou compreender a moral.
Considerando que vivemos em uma sociedade cujo objetivo é a busca do bem comum, torna-se imprescindível que o indivíduo, desde a mais terna idade, compreenda a importância das normas e das regras a serem respeitadas. Assim, exige-se da escola uma proposta prática de construção do conhecimento, que permita um aprendizado que capacite os alunos a tornarem-se participativos, críticos, solidários e consequentemente saibam exercer sua cidadania.
Ainda, para Cavalcanti,
“É necessário buscarmos outras formas de realização do processo ensino-aprendizagem. Formas em que o aluno também seja ativo, participe, discuta "posicione-se e, não simplesmente receba e escute do professor. Formas que envolvam não somente o desenvolvimento intelectual e cognitivo, mas também o emotivo e o afetivo. Formas em que professores e alunos façam, produzam juntos. Formas em que a realidade esteja presente e que não se limitem às quatro paredes da sala de aula. Formas que não sejam superficiais, mas que não precisem ser carrancudas, tenham ludicidade e prazer, tão caros às crianças e adolescentes.”[3] (Cavalcanti)
Com isso, percebe-se que a relação entre ética e educação não é apenas um modismo, mas sim uma necessidade urgente em uma sociedade neoliberal, fundamentada exclusivamente em um mercado onde tudo é consumo, e onde as pessoas são incentivadas a adotar/gostar/desejar apenas o que é consumido pela classe média alta.
EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
A formação da cidadania tem no universo escolar um espaço privilegiado, pois é onde o indivíduo será inserido para a vivência na sociedade. Assim, a educação para a cidadania busca fazer de cada indivíduo um agente de transformação.
Nesse contexto, Bobbio ressalta que
"A democracia não se refere só à ordem do poder público do Estado, mas devem existir em todas as relações sociais, econômicas, políticas e culturais. Começa na relação interindividual, passa pela família, a escola e culmina no Estado. Uma sociedade democrática é aquela que vai conseguindo democratizar todas as suas instituições e práticas". (Bóbbio, 2002)
Diante disso, tem-se que a cidadania está diretamente relacionada ao nível de escolaridade. Ser cidadão significa ser atuante na vida em sociedade, lutar pelos seus direitos e zelar pelos seus deveres.
...