Ação Comunitária do Brasil/ Vocação
Por: Lidiane Dantas • 10/4/2017 • Projeto de pesquisa • 490 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
Ação Comunitária do Brasil/ Vocação
História
A Ação Comunitária do Brasil foi fundada pelos empresários Francisco Matarazzo Sobrinho, Paulo Ayres Filho, Ruy Mesquita e José Martins Pinheiro Neto na década de 60, quando projetos sociais arrojadas não existiam no pais.
Nos anos 70, estabeleceu convênios com organizações de bairros e investiu na criação de metodologias pedagógicas. Nas décadas seguintes, passou a oferecer atendimento completo e integrado com práticas de educação e saúde.
Na virada no Século, dedicou-se ao atendimento prioritário à criança, ao adolescente e ao jovem com foco nas ações socioeducativas, inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento comunitário, e aproximou-se do governo para influir em políticas públicas.
Em quase 50 anos de atividades, a Ação Comunitária do Brasil construiu um patrimônio solido na área do conhecimento e trabalhou com seriedade, competência e transparência, que em 2015 são transferidos à Vocação, uma Ong moderna e atualizada às necessidades do Brasil contemporâneo.
Vocação
A Vocação trabalha o processo de identificar e estimular, desde a infância, as características e potenciais do indivíduo, um ser único e particular carregado de habilidades e competências próprias, que merece uma chance para se desenvolver plenamente, independente da sua origem e história.
Esses indivíduos irão gerar novos conhecimentos, oportunidades e prosperidades para as gerações seguintes, enquanto realizam seus Projetos de Vida e modificam a dinâmica social brasileira.
Missão
Construir uma dinâmica social mais justa e igualitária, impactando efetiva e positivamente a vida das pessoas e de suas comunidades. Por meio da formulação, implantação e disseminação de metodologias onde crianças e jovens possam fortalecer seus projetos de vida.
Endereço Institucional
Rua Amacás, 243
Campo Limpo – Zona Sul
São Paulo - 05792-030
(11) 5843-2900
Atividades que desenvolve
Programa Jovem aprendiz em parceria com grandes empresas como Itaú, Mapfre seguros, Banco do Brasil, Bradesco seguros, Globsat, instituto Cirela. O programa visa inserir o adolescente no mercado de trabalho com contrato de dois anos.
Curso Profissionalizantes
Direcionados a jovens entre 18 e 35 anos, nossos cursos profissionalizantes são elaborados em conjunto com profissionais e professores do mercado e oferece benefícios como:
- Material didático;
- Vale transporte
- Vale lanche;
- Uniforme;
- Certificado.
Funcionários em regime CLT
Trata-se de uma empresa de médio porte onde em torno de 62 funcionários são voluntários incluindo a área de governança.
Entrevista com Pedagoga
Eliane Portilo, formada em 2010 pela universidade Uninove paulista. Atua desde 2012 com Educação não formal ministrando e coordenando cursos de capacitação para jovem aprendiz.
A mesma acredita que o projeto tem grande importância para sociedade e parabeniza as empresas que acolhem os adolescentes.
Sobre as dificuldades que enfrenta como pedagoga na instituição é o fato de sempre ter algum jovem desinteressado que não dá o devido valor para oportunidade que está recebem no momento.
...