A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: nat2808 • 21/10/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 994 Palavras (4 Páginas) • 374 Visualizações
A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
OLIVEIRA, Juarana Ribeiro1*
PEREIRA, Natali Farias¹
ALMEIDA, Frairon César Gomes2
1 – Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras - Universidade Estadual do Maranhão - ; 2 – Orientador: Mestrando em Ensino – Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, Professor Substituto Universidade Estadual do Maranhão; *E-mail: juaranaribeiro@gmail.com
Eixo temático: EDUCAÇÃO
RESUMO
Ao analisar as práticas, os desafios e os resultados de alfabetizar na perspectiva do letramento, compreendendo que a criança usa todo esse aprendizado no seu dia a dia e a visão que o docente deve ter em seu trabalho, percebe-se a necessidade de uma melhor compreensão por parte do educador em entender o que significar alfabetizar na perspectiva do letramento. Assim, pretende-se por meio de pesquisa bibliográfica apresentar as práticas e os desafios de levar educação de qualidade de forma abrangente, para todas as crianças na idade certa e aumentar as chances de continuidade da vida escolar promovendo a aquisição do saber vinculado à realidade social e aos interesses dos educandos. O trabalho desenvolveu-se com base em uma pesquisa das obras de Ferreiro (2010), Soares (2011), entre outros.
Palavras-chave: alfabetização; letramento; educação; criança.
INTRODUÇÃO
O papel do docente em meio ao plano de alfabetizar e letrar uma criança no primeiro ciclo do Ensino Fundamental é preparar a criança para os próximos períodos estudantis. Tendo isto em vista o professor/alfabetizador precisa estar preparado para enfrentar os problemas apresentados no decorrer do plano de aplicação e desenvolvimento de seus métodos de ensino. Para alfabetizar e letrar a criança no tempo certo requer muita dedicação do docente, pois muitos dos educadores trabalham apenas o alfabetizar, deixando a didática do letramento distante de seus trabalhos. Logo segundo Soares (2011, p.15) “[...] alfabetização em seu sentido próprio, específico: processo de aquisição do código escrito, das habilidades de leitura e escrita.” Ou seja, resume basicamente no ato de saber ler e escrever.
Nota-se que de maneira mais abrangente e atual que o ensino trabalha com dois processos que andam juntos: alfabetizar e letrar que dada a proximidade já o chamam “alfaletrar”, essa fusão busca uma formação de indivíduo críticos e ao mesmo tempo implica desafios da escola a desenvolver uma metodologia que possa trabalhar de forma coletiva, criativa e harmônica.
Alfabetizar é trabalhar o indivíduo de maneira individualista e Letrar trabalha de forma socialista. Para Ferreiro (2010, p. 33) “Nenhuma prática pedagógica é neutra. Todas estão apoiadas em certo modo de conceber o processo de aprendizagem e o objeto dessa aprendizagem”. Uma das problemáticas na atualidade é que muitas das crianças não conseguem desenvolver tais habilidades no tempo certo, e atingem o fim do primeiro ciclo sem os conhecimentos exigidos, e as mesmas acabam com dificuldade a enfrentar os anos seguintes do ciclo de alfabetização, ou seja chegam no ensino fundamental maior com dificuldade na leitura e interpretação de textos e cálculos.
Conforme Castanheira (2009) Se de um lado cada vez mais o termo letramento tem sido usado de maneira corrente no interior da escola, de outra essa palavra ainda suscita dúvidas. Prova disso é a distância entre o discurso e a prática pedagógica docente. As experiências nos cursos de formação de docentes nos têm revelado que são muitas as dúvidas dos professores que lidam cotidianamente com o trabalho de alfabetizar e letrar.
METODOLOGIA
Quantos aos objetivos a pesquisa caracteriza-se como exploratória, que de acordo com Gil (2007), o objetivo principal desse tipo de pesquisa é o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados, a pesquisa pode ser classificada como bibliográfica e exploratória. Bibliográfica porque ela será desenvolvida tomando por base materiais já elaborados, como livros e artigos científicos, que de acordo com Gil (2007) pode ser realizada a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Desta forma, os fundamentos teóricos que nortearam a pesquisa são referentes as questões de alfabetizar letrando, com leituras em artigos, periódicos e bibliografias pertinentes ao assunto.
...