A Andragogia e Heutagogia
Por: Vanessa Rios • 21/12/2021 • Resenha • 1.114 Palavras (5 Páginas) • 257 Visualizações
O que é Andragogia?
Quando se fala em Educação Profissional, é importante retomar princípios do ensino que se destina à boa parte de seu público: jovens que estão se profissionalizando e adultos que podem ter saído da escola há muito tempo (temos mais de 80 milhões de brasileiros nesta situação). Uma corrente vem há décadas se dedicando a pensar estas questões: a andragogia.
Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segundo a definição cunhada na década de 1970 por Malcolm Knowles. O termo remete para o conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós, criança).
O termo surgiu pela primeira vez em 1833, na obra do pedagogo alemão Alexander Kapp "Platon's Erziehungslehre", traduzida para o português como "Ideias Educacionais de Platão". Alexander Kapp é citado como criador da andragogia, mas foi Malcolm Shepherd Knowles quem espalhou o conceito de andragogia criado por Kapp; e por isso é considerado importante referência da andragogia.
Para educadores como Pierre Furter (1973), a andragogia é um conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade. A UNESCO, por sua vez, já utilizou o termo para referir-se à educação continuada.
“Andragogia é a arte de causar o entendimento.” - Franklin Wave
Ciência que estuda as melhores práticas para orientar adultos a aprender. É preciso considerar que a experiência é a fonte mais rica para a aprendizagem de adultos. Estes são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará em sua vida. O modelo andragógico baseia-se nos seguintes princípios.
1. Necessidade de saber: adultos precisam saber por que precisam aprender algo e qual o ganho terão no processo;
2. Autoconceito do aprendiz: adultos são responsáveis por suas decisões e por sua vida. Portanto, querem ser vistos e tratados pelos outros como capazes de se autodirigir;
3. Papel das experiências: para o adulto, suas experiências são a base de seu aprendizado. As técnicas que aproveitam essa amplitude de diferenças individuais serão mais eficazes;
4. Prontidão para aprender: o adulto fica disposto a aprender quando a ocasião exige algum tipo de aprendizagem relacionado a situações reais de seu dia a dia;
5. Orientação para aprendizagem: o adulto aprende melhor quando os conceitos apresentados estão contextualizados para alguma aplicação e utilidade;
6. Motivação: adultos são mais motivados a aprender por valores intrínsecos: autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento. *
Utilizam-se neste modelo características presentes nos adultos, como o autodirecionamento, para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Ou seja, os adultos escolhem para onde, o quê e para quê querem aprender, por meio de decisões em relação a sua aprendizagem (Bellan, 2005).
Algumas características dos adultos podem influenciar na educação (Bellan 2005; Cavacalti, 1999):
- A aprendizagem é direcionada para os seus interesses;
- Aplicação da aprendizagem é imediata;
- A motivação interna é mais intensa por aprender, ou seja, está na sua própria vontade de crescimento;
- Adultos preferem aprender para resolver problemas;
- No processo de aprendizagem, a experiência do adulto é primordial como base.
Focaliza-se mais o processo do que o conteúdo que está sendo trabalhado, já que existe, por parte dos alunos adultos, a consciência de suas competências e habilidades no aprender. Algumas técnicas podem auxiliar didaticamente a aprendizagem dos adultos, como trabalhos em grupo, seminários, estudo de caso, dramatizações, autoavaliação e outras que estimulem a interação e debate em sala de aula (Bellan 2005; Cavacalti 1999).
O professor neste processo é o facilitador, ou seja, um agente de mudanças que apresenta informações por meio de práticas pedagógicas e cria ambientes adequados que propiciem o aprimoramento do conhecimento.
Na educação profissional, os adultos são o público permanente, desde os cursos de formação inicial até a formação continuada ao longo de toda a vida profissional. A educação profissional que não considerar tais características desse público terá seus processos educativos comprometidos.
* Do título da sessão até o surgimento do símbolo, contribuições de Olivier Allain - Paulo
...