A Avaliação Mediadora
Por: Paula Barcelli • 19/5/2019 • Resenha • 351 Palavras (2 Páginas) • 537 Visualizações
A avaliação mediadora ajuda ao aluno construir seu conhecimento, respeitando e valorizando suas ideias, ou seja, faz que o aluno coloque em prática tudo que ele viveu. O aprendizado ocorre de maneira natural com mais facilidade e de um jeito bem legal de ensinar e aprender.
A avaliação mediadora tem como propósito um modelo baseado no dialogo e aproximação do professor com o seu aluno de forma que as práticas de ensino sejam repensadas e modificadas de acordo com a realidade sociocultural de seus alunos, nesta perspectiva de avaliação o erro é considerado como parte do processo na construção do conhecimento e não como algo passível de punição, na visão mediadora o professor é capaz de criar situações desafiadoras que tornem capaz a reflexão e ação tornando a aprendizagem mais significativa.
Corrigir não é avaliar, interpretar avaliar. Um número (nota) não me permite interpretar e compreender a aprendizagem. Falta na prova significa ausência na prova e não zero. Não é investigar o que o aluno aprendeu. As frases da educadora e conferencista Jussara Hoffmann que, para muitos, podem parecer provocações, fornecem os pressupostos para o entendimento do conceito do qual ela é especialista: avaliação mediadora.
Partindo desta tese, é possível questionar se as avalições tradicionais são eficientes, ou é necessário mudar essa pratica procurando uma nova alternativa, para que a ocorra uma aprendizagem significativa, de qualidade e não apenas estudar para tirar uma boa nota. Para a autora, as avaliações tradicionais tornam-se ineficientes quando são usadas apenas como uma maneira de classificar o aluno, para ela esse método serve apenas para a reprodução do conhecimento.
O papel da avaliação é auxiliar o aluno a aprender e a se desenvolver, como é no caso da avaliação mediadora, que tem como objetivo compreender o aluno, proporcionando a ele indicações para a mudança nas praticas pedagógicas. Avaliar é um processo continuo e evolutivo, e cabe ao professor mediador olhar cada aluno individualmente, para que desta forma possa investigar e refletir a maneira que cada um tem de aprender e assim ir conversando e desafiando o aluno de uma maneira que ele possa aprender mais e melhor.
...