A Brinquedoteca
Por: A112000 • 11/9/2024 • Projeto de pesquisa • 782 Palavras (4 Páginas) • 34 Visualizações
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Disciplina: Psicologia da Educação e da Aprendizagem
Turma: 3924 – Pedagogia
Grupo: 08
Acadêmicas: Ana Beatriz G. da Costa, Karine de S. Silva, Severina Gomes, Vanessa C. Bahia de Souza e Vivian M. Bahia de Souza
Tutora: Priscila Samara
Roteiro de Atividade na Brinquedoteca
Disciplina: Psicologia da Educação e da Aprendizagem
Data: 07/06/2021.
Tema escolhido com Justificativa:
Escolhemos trabalhar a psicomotricidade, a percepção visual da criança e conteúdos matemáticos inerentes às relações número/quantidade. Para tal, utilizaremos materiais da “Sucateca”, um dos recursos disponíveis na Brinquedoteca.
Dessa maneira, utilizaremos um espaço lúdico para desenvolvermos atividades que além de desenvolverem conteúdos relativos ao reconhecimento de números e a respectiva associação de quantidades, trabalhem as percepções e a psicomotricidade. Em última instancia, favoreçam e contribuam para a consciência sociológica e as relações participativas entre os alunos e professor.
Atividades que serão desenvolvidas:
Através da disponibilização prévia do material da “Sucateca” para a realização da atividade (copos descartáveis com cores diversas, tampinhas de garrafa pet também em cores diversas, mas tendo o cuidado de serem das mesmas cores disponibilizadas nos copos, cartões com números de 0 a 5 e potes de sorvete), daremos início à atividade.
Com os alunos e educador sentados no chão em uma roda, o educador colocará no centro da roda dos alunos os copos coloridos lado a lado.
Em um primeiro momento, após uma conversa informal para atrair a atenção dos alunos, o educador pedirá que uma criança venha ao centro da roda e deposite as tampinhas de uma cor específica no copo correspondente à cor solicitada. Nos momentos seguintes, o educador convida outros alunos para fazerem o mesmo.
Realizada a primeira atividade, o educador então coloca etiquetas nos copos com cartões numerados (de 0 à 5) e solicita que um aluno deposite em um dos copos a sua escolha, a quantidade de tampinhas identificada no cartão. O educador pode ainda pedir que os alunos criem regras, como por exemplo no copo vermelho só podem ser colocadas tampinhas vermelhas ou no copo azul não podemos colocar tampinhas azuis. Com isso, os alunos vão aprendendo a criar e respeitar regras também de forma lúdica e cooperativa.
Ao término da atividade, com o intuito de estimular a ação cooperativa e a organização, o educador pede que os alunos organizem o material que foi utilizado para a realização da atividade dentro dos potes de sorvete.
Tempo necessário:
Estimamos que para a realização plena dessa atividade com os alunos, precisaremos de uns 45 minutos.
Material utilizado:
- Tampinhas de garrafa pet;
- Copos descartáveis coloridos (pintados/encapados);
- Potes de sorvete.
Expectativas em relação às atividades (objetivos):
Durante a realização das atividades mencionadas, espera-se:
- Desenvolver e/ou aperfeiçoar a coordenação motora fina dos alunos;
- Possibilitar o desenvolvimento da percepção visual e capacidade de observação;
- Estabelecer relações de correspondência entre os números e as quantidades até 5;
- Identificar e nomear as cores;
- Identificar, nomear e quantificar os numerais até 5;
- Compreender a importância da organização do espaço da brinquedoteca;
- Despertar a consciência social e colaborativa.
Quantidade de alunos e faixa etária:
...