A CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Aline Lemes • 6/9/2017 • Ensaio • 1.591 Palavras (7 Páginas) • 779 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
UNIUBE
ALINE LEMES DA SILVA FERREIRA -1098086
A CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CARIACICA-ES
2017
ALINE LEMES DA SILVA FERREIRA -1098086
A CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba, como parte das exigências à complementação da disciplina Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso do 6º período do Curso de Pedagogia.
Orientador: Fatima Garcia Chaves
CARIACICA-ES
2017
1 – APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Durante o meu estágio na Educação Infantil, tive o privilégio de observar que o contato com os jogos na aprendizagem da criança permite-lhes acesso a um mundo mágico no caminho das descobertas, as atividades lúdicas permitem também as crianças desenvolver a negociação, fazendo regras e resolvendo conflitos, pois brincar a é forma de a criança compreender o mundo adulto a sua volta, trazendo para seu mundo imaginário. Os jogos e brincadeiras permitem a liberdade de expressão e estimula o funcionamento fisiológico proporcionando o desenvolvimento da inteligência e dos padrões morais.
Quando falamos de ludicidade, lembramos da alegria e das brincadeiras da nossa infância, das coisas boas que aprendemos durante essa fase chamada infância.
Através dos brinquedos as crianças podem explorar o mundo, onde travam desafios e buscam saciar a sua curiosidade. O brinquedo é a essência da infância e permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção de conhecimento da criança, onde ela estabelece com o brinquedo uma relação natural.
2 – PROBLEMA
O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância.
Os benefícios do lúdico para o processo ensino aprendizagem.
Investigar, analisar a incorporação do lúdico na prática docente e os benefícios para o processo ensino-aprendizagem dos educandos dos (jogos e brincadeiras) na Educação Infantil.
3 – HIPÓTESE
-A criança aprende com muito mais prazer através dos jogos e brincadeiras;
-A prática pedagógica quando os professores utilizam o lúdico permite que a criança explore a ralação com o corpo e é mais eficaz;
- Tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico;
- Capacidade de se comunicar com o outro;
- Promover uma alfabetização significativa na prática educacional;
4- OBJETIVOS
4.1 GERAL
- Analisar, estudar, investigar r o uso de técnicas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil na prática pedagógica, com o objetivo de sensibilizar os educadores sobre a importância de atividades lúdicas, sendo elementos facilitadores na aprendizagem das crianças desenvolvendo suas habilidades de forma prazerosa através de brincadeiras jogos e.
4.2 ESPECÍFICO
- Verificar a capacidade de criatividade da criança através dos jogos e brincadeiras;
- Incentivar a prática de atividades lúdicas em sala de aula para melhor aproveitamento do ensino aprendizagem;
- Proporcionar através de brincadeiras momentos de diversão, lazer e companheirismo;
- Identificar nas atividades lúdicas as possibilidades de expressão de forma criativa e comunicativa.
- Melhorar o relacionamento entre aluno e professor;
5 – JUSTIFICATIVA
A ludicidade proporciona, associados aos fatores sociais e culturais, colaboram para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de socialização, comunicação, construção de conhecimento, além de um desenvolvimento pleno e integral dos indivíduos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Deve ser vista como papel principal para o sucesso na aprendizagem e na educação, sendo necessária e essencial para o prazer no aprender brincando. Sendo de grande importância usar o lúdico como recurso pedagógico, pois ajuda na formação de indivíduos, na construção da identidade, na capacidade de se comunicar com o outro.
A introdução de jogos e atividades lúdicas no cotidiano escolar são fundamentais para desenvolverem diferentes condutas e também a aprendizagem de diversos tipos de conhecimentos, devido à influência que os mesmos exercem aos alunos, pois quando eles estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino-aprendizagem.
No Princípio 7º da Declaração dos Direitos da Criança diz que a criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.
O jogo e as brincadeiras são experiências vivenciais e prazerosas e quando utilizados são conferidos o real valor de tais atividades para o desenvolvimento infantil, assim também, a experiência de aprendizagem tende a se construir em um processo vivenciado prazerosamente. A escola ao valorizar as atividades lúdicas, ajuda a criança a formar um conceito do mundo, em que a afetividade é acolhida, a criatividade estimulada, a sociabilidade vivenciada e os direitos das crianças respeitados.
6- REVISÃO DA LITERATURA
Uma educação lúdica possibilita à criança articular o que se traz de dentro com o que vem de fora para uma nova conceituação. O brincar representa um meio de interferir no desenvolvimento infantil, além de ser um instrumento para a construção do conhecimento do aluno, leva a aprendizagem, a aprendizagem remete a educação.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil (PCN’s, 1998):
As brincadeiras de faz-de-conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro) jogos tradicionais, didáticos, corporais, etc., propiciam a ampliação dos conhecimentos da criança por meio da atividade lúdica. (PCN’s, l998, p.28).
...