A Comunidade Escolar
Por: elaine2608 • 21/4/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 837 Palavras (4 Páginas) • 233 Visualizações
COMUNIDADE ESCOLAR
Acadêmico¹
Tutor Externo²
RESUMO
1. INTRODUÇÃO
A palavra escola vem do grego “scholé” que significa “ócio”, o mesmo que “lazer e tempo livre”. Atribuímos este significado do conceito de escola da Grécia Antiga, cujo objetivo era reunir cidadãos em seus momentos livres para discutirem sobre filosofia, ideologias e práticas sociais do seu cotidiano.
Hoje temos a escola como uma instituição que fornece o processo de ensino e aprendizagem para discentes, e do mesmo modo que a família, esta tem funções essenciais no desenvolvimento e formação dos indivíduos como cidadãos, profissionais e principalmente como seres humanos. O objetivo primordial de ambas é formar e desenvolver cada indivíduo em seus aspectos cultural, social e cognitivo.
Podemos observar também que a escola atual é formada por grupos, que trabalhando coletivamente atendem as necessidades dos alunos e da sociedade. Sobre estes grupos podemos listar que além do grupo de docentes e discentes temos o da direção, coordenação, inspeção, serventes, merendeiras, pais, enfim todos aqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos com o ensino-aprendizagem, a qual denominamos de Comunidade Escolar.
Contudo, é de suma importância que a comunidade e a escola se vejam como parceiras de caminhada, já que ambas são responsáveis pelo fruto que produz, reforçando ou contrariando a influência uma da outra. As mesmas precisam criar através da educação, superando as dificuldades, construindo suas identidades própria e também coletiva, atuando juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Temos a escola como uma instituição com papel essencial para a sociedade, cujo compromisso em nossas vidas vai além de somente ensinar conteúdos específicos, como português, matemática, geografia, e intermediar a entrada no vestibular.
[pic 1]
Além de seus deveres práticos, como a alfabetização, a escola também tem outras importantes missões na vida de seus alunos, como prepara-lo para a vida em sociedade, ensinando-o a cultura local e o instruindo sobre política. Conscientiza-lo das diferenças sociais, religiosas e culturais, tornando-o apto a conviver pacificamente com o outro. Contudo, deixar o aluno apto para pesquisar, questionar e refletir sobre conceitos sociais, pessoais e políticos, construindo suas próprias opiniões, fugindo da possível alienação do senso comum.
A comunidade formada pelo/no ambiente escolar formará não somente um aluno pensante, mas também um cidadão consciente das suas atitudes e ações. Quando a instituição propicia um ensino de qualidade ela têm ao seu lado a força e o apoio de toda a comunidade escolar.
Não é possível pensar em escola sem pensar em família e na comunidade escolar que esta propicia, pois se o indivíduo é aluno, filho e cidadão ao mesmo tempo, a tarefa de ensinar não cabe somente à escola, pois o discente aprende também através da família, dos amigos, das pessoas que ele considera significativas, dos meios de comunicação, do cotidiano. Sendo assim, é preciso que professores, família e sociedade tenham claro que a escola precisa contar com o envolvimento de todos.
Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2011, p. 52):
[pic 2]
Portanto, cabe à escola saber utilizar estes meios como apoio e não como empecilho ou desculpa para o processo de ensino. Quanto maior for a interação e envolvimento deste grupo que interage diretamente com o aluno, melhor vai ser a sua percepção do que lhe esta sendo ensinado, pois vai perceber que o aprendizado não fica restrito as paredes da sala de aula, e que ele pode utilizar vários conceitos no seu cotidiano.
A escola faz parte da comunidade assim como os membros participantes desta instituição de ensino fazem parte da comunidade escolar, porém, há a necessidade de estimular os familiares sobre a importância da sua participação de modo efetivo na vida escolar de seus filhos enquanto membros de ambas comunidades. Uma vez visto que todas as influências sofridas pelo discente são refletidas na sua aprendizagem, no modo como esse vai interpretá-la e usá-la em beneficio da construção de seu conhecimento.
...