TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção da Didática Resenhas Sobre Didática

Por:   •  28/8/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

                                                               ELISÂNGELA DA SILVA LIMA

RESENHAS SOBRE DIDÁTICA

  1.  A CONSTRUÇÃO DA DIDÁTICA NO GT DIDÁTICA – ANÁLISE DE SEUS REFERENCIAIS (Selma Arruda Pimenta et al, revista Brasileira de Educação, v. 18, nº 52 jan.-mar.2013)

É certo que, de alguma forma, contraditória ou não, a Didática sempre esteve relacionada à métodos de instrução ou até mesmo a uma tecnologia de suporte metodológico na aplicação das disciplinas curriculares. Vale salientar que por haver nascido no “cerne de uma verdadeira revolução social e política, contra a hegemonia do poder do clero católico na condução do destino da humanidade”(p.4), a Didática é uma ciência que está ligada às circunstâncias da História humana, criando e recriando, variando no tempo e no espaço, consolidando em si características para o momento histórico a que deve se adaptar.

A Didática é uma área da Pedagogia, em razão de ter como seu objeto de investigação o ensino.  Dessa forma, participa da “ trama das ações políticas, administrativas, econômicas e culturais contextualizadas, que incidem na práxis do ensino”, o que justifica sua estreita relação com esta Ciência, pois o objeto da Pedagogia é justamente a educação como prática social. Por ser um objeto inconcluso, não pode ser captada na sua formalidade, mas na sua dialeticidade, por diferentes mediações, formando professores cientes de que educar é ação, é prática que constitui o sujeito, não sendo conclusiva por transformar-se no espaço e no tempo histórico.

O GT Didática debruça-se sobre os campos de formação de professores e currículo, sendo espaço de apresentação e discussão de uma educação que construa uma sociedade mais justa e igualitária. Por estar voltada a teoria da instrução, consolidada na prática do ensino, eleva a importância do estudo das metodologias que valorizem a atividade docente, elevando esses educadores à condição de sujeitos e autores do ensino como prática social. Laneve (1993) afirma que a construção do saber didático se dá não somente pela pesquisa, mas também pela experiência dos professores, ou seja, o que produzem na escola, constrói a teoria com base na prática. O autor também valoriza a Memória da Escola, que contribuirá na reflexão docente sobre a situação didática em que está imerso discutindo as pesquisas e experiências registradas nesse memorial, identificando saberes construídos por determinadas necessidades históricas que poderão ser retomadas ou evitadas na situação didática vigente. Nessa reflexão conclui-se que a Didática não é a prescrição da forma de ensinar, mas um campo específico do conhecimento que tem por finalidade acompanhar e refletir as mudanças decorrentes das transformações das relações humanas, orientando e ressignificando os processos de ensino na expectativa da aprendizagem do aluno.

  • Como entender o que é Didática?

Por muito tempo, no magistério, havia uma dúvida sobre o que realmente era a Didática. Por um longo período acreditava ser a forma como o professor se apresenta em sala de aula, sua forma de ver e discutir problemas da sociedade e do mundo, sua maneira de expressar suas opiniões quanto a isso. Com o tempo percebi que essas atitudes estavam mais relacionadas à Ética do que à Didática.

Através de cursos de formação para professores, reforçado por esse texto, posso concluir que a Didática é a Ciência voltada para a pesquisa na prática de ensino, de forma reflexiva, uma pesquisa-ação. O professor deve estar atento à mudanças históricas no mundo e no comportamento dos seus alunos em decorrência dessas mudanças e a partir daí construir embasado em preceitos teóricos sua prática pedagógica. Sendo assim, a Didática pode ser considerada como uma ferramenta de ponderação entre a prática e a teoria, valorizando a interação desses valores, alertando ao professor que uma não significa muito sem a outra. Uma teoria sem a confirmação da prática pode transforma-se numa divagação, uma prática sem embasamento teórico pode tornar-se numa especulação. A Didática vem equilibrar essa relação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (135.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com