A Didática e Metodologia
Por: amandaschoendor • 15/10/2019 • Resenha • 1.089 Palavras (5 Páginas) • 148 Visualizações
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: NORMAL - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
ANA CAROLINA BOLDI C9789-0
ARARAQUARA
2019
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICLOGIA
ANA CAROLINA BOLDI C9789-0
“Reflexão crítica sobre a profissão-professor e a necessidade da atuação consciente e reflexiva frente às diversidades presentes no contexto escolar”
Trabalho realizado como exigência parcial para o cumprimento da disciplina “DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: NORMAL - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”, ministrada Profa. Juliane Adne Mesa Corradi Pastre, para o curso de Pedagogia da Universidade Paulista – UNIP.
ARARAQUARA
2019
O contexto atual marcado por grandes evoluções na sociedade, principalmente de cunho científicas e tecnológicas requerem mudanças na escola, especialmente na atuação do professor, que ao longo dos anos vem sentindo que sua profissão está perdendo a identidade. É necessário resgatar a função fundamental do professor enquanto agente formador que oportuniza a formação e transformação dos alunos, desenvolvendo neles o espírito crítico e a cidadania.
O professor precisa estar ciente de seu papel frente à realidade social, econômica, tecnológica que ocorre atualmente. Estamos vivendo no mundo da globalização, o que torna as coisas fora da escola muito mais atraentes, pois está ainda continua ministrando aulas desinteressantes e maçantes, que em nada oportunizam ao aluno a reflexão e o desenvolvimento do senso crítico.
O ensino competente é um ensino de boa qualidade.
Vê-se por meio das ideias da autora, a necessidade de adjetivar o termo 'qualidade'. Fazer a conexão estreita entre as dimensões técnica, política, ética e estética da atividade docente.
A reflexão sobre os conceitos de competência e qualidade tem o propósito de ir em busca de uma significação que se alterou exatamente em virtude de certas imposições ideológicas.
Trata-se de procurar recuperar, ou restabelecer, o sentido mais abrangente que guardaram, em sua origem e seu percurso, com objetivo de revitalizá-los em sua significação.
A autora ainda busca (re) significação dos conceitos, usando do recurso à lógica. Os conceitos se expressam em termos ou categorias. Os termos possuem duas propriedades lógicas: a extensão e a compreensão, sendo respectivamente, Definição e propriedades. Quanto maior a extensão menor sua compreensão e vice-versa.
Ainda em relação à educação de qualidade, entende-se qualidade por conjunto de atributos, de propriedades que caracterizam a boa educação. Conjunto de qualidades (propriedades que se encontram nos seres).
O que se considera bom ou mau tem um caráter histórico. Por isso mesmo é preciso que reflitamos criticamente: de qual educação se fala quando se fala numa educação de boa qualidade? Ou: que qualidade tem a boa educação que queremos?
Do ponto de vista da reflexão sobre competências, ainda no Cap. II, Competências são capacidades que se apoiam em conhecimentos. O termo qualificação aparece ligado ou vai sendo substituído pelo de competência.
supõe-se que o desenvolvimento de competências conduz à formação de um indivíduo qualificado. Competências, no sistema em que vivemos, são definidas levando-se em conta a demanda do mercado.
Tratando-se então, das competências, sua extensão seria o conjunto de ações dos indivíduos que possuírem essas qualidades a compreensão, uma totalidade que abriga em seu interior uma pluralidade de propriedades, um conjunto de qualidades de caráter positivo, fundadas no bem comum, na realização dos direitos do coletivo de uma sociedade.
...