A Didática da Alfabetização e do Letramento
Por: Nayara Fernandes • 7/6/2017 • Trabalho acadêmico • 2.514 Palavras (11 Páginas) • 377 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO PEDAGOGIA - LICENCIATURA
DISCIPLINAS NORTEADORAS – História da Educação e da Pedagogia, Didática da Alfabetização e do Letramento, Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos.
Nome
Ra
Cidade
Ano
Sumário
1. Introdução 3
1.1 Escola 3
1.2 Corpo docente 3
1.3 Corpo discente 3
2. Justificativa 4
3. Objetivos 5
3.1 Objetivo geral 5
3.2 Objetivo específico 5
4. Metodologia 5
5. Eventos 5
5.1 Descobrimento do Brasil, as influências sobre a nossa realidade 5
5.2 Meio ambiente, preservar a vida 6
5.3 Dia internacional para a preservação da camada de ozônio 6
5.4 Dia do doador voluntário de sangue 7
6. Cronograma 8
6.1 Datas dos eventos 8
7. Avaliação 9
8. Referências 10
- Introdução:
1.1 Escola:
O Colégio Futuro pertence a rede pública de ensino, nosso prédio tem boa estrutura física mas necessita de reparos, algumas salas estão com ventiladores quebrados, lâmpadas queimadas, faltam lixeiras e todo o prédio precisa de pintura nova.
Temos o espaço da biblioteca, mas não há livros para todas as séries, faltam estantes e carteiras. Não há uma sala de professores o que acaba atrapalhando a comunicação entre os docentes que se encontram pelos corredores da escola.O prédio possui 10 salas (quatro turmas do 1º ano, três do 2º ano e três do 3º ano).
O que acaba dificultando o desenvolvimento da escola é a falta de envolvimento com a comunidade.
1.2 Corpo docente:
Contamos com 13 professores cada um formado em sua área, são em média 31 alunos por professor. Cinco desses professores já estão trabalhando na escola a 5 anos e o restante foram contratados no início do ano letivo de 2015. Todos são muito envolvidos com a escola.
1.3 Corpo discente:
Os pais dos nossos alunos são de classe média, nossa escola é heterogênea e alguns alunos acabam sofrendo discriminação por serem negros, homossexuais ou seguir determinada religião. Temos em média 6 repetentes por sala. A minoria dos alunos trabalha, o ensino médio é disponibilizado em nosso colégio apenas no horário noturno. Muitos têm interesse em cursar o ensino superior.
2. Justificativa:
A escola que nós conhecemos é um modelo que se originou no final do século XIX, e tem um princípio homogêneo em que todos envolvidos nela precisam seguir determinadas regras, e a estrutura de avaliação é sempre o mesmo desde então, nessa estrutura de avaliação acabam não levando em conta o que os alunos aprenderam, o que acaba realmente importando é se atingiram a média para aprovação.
O projeto Cidadão Ativo tem como objetivo agregar conhecimento, tanto para nossos alunos, quanto para nossos professores e assim modificar o modo como o ensino é transmitido tornando o espaço escolar um ambiente socialmente ativo em que todos tenham responsabilidades.
Precisamos nos atualizar e tornar o nosso meio mais agradável para assim fazermos com que nossos alunos passem a se interessar cada vez mais em aprender, a intenção não é passar conhecimento, mas fazer com que nossos alunos estejam em busca constante pelo conhecimento, para isso acontecer temos que saber falar, mas também precisamos saber ouvir.
...