A EDUCAÇÃO ESPECIAL
Por: Nayara Cristina • 9/10/2018 • Relatório de pesquisa • 294 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
O Curso online de Educação Especial do Prime Cursos possui uma carga horária de 40h e é composto por 13 partes (além da introdução, bibliografia e avaliação final):
1. Deficiência Física;
2. Paralisia Cerebral;
3. Igualdade de Oportunidades;
4. Aspectos Educacionais Importantes para a Prática Pedagógica;
5. Problema de Linguagem e Comunicação;
6. Afetividade;
7. Adaptações Curriculares na Educação Infantil;
8. Adaptações de Mobiliário;
9. Planificação Futura;
10. Outras Patologias: Mielomeningocele;
11. Outras Patologias: Doenças Neuromusculares;
12. Outras Patologias: Malformação congênita;
13. Outras Patologias: Lesões encefálicas adquiridas.
A Educação Especial é o ramo da educação que direciona o atendimento para as pessoas com deficiência. Algumas instituições dedicam-se um único tipo de deficiência, já outras, dedicam-se a vários. Esse tipo de educação se faz necessário já que o sistema de ensino regular ainda é deficiente e precisa ser adaptado e pedagogicamente transformado, no entanto, essas instituições tem sido alvo de críticas já que a ideia da inclusão dos alunos deficientes no ensino regular tem se sobreposto.
A cada ano, aumenta o número de pessoas com deficiência em salas de aula comuns: entre 2005 e 2015, o salto foi o equivalente a 6,5 vezes, de acordo com o Censo Escolar, do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O total subiu de 114.834 para 750.983 estudantes especiais convivendo com os demais alunos. O aumento captado no estudo reflete, de acordo com especialistas, sobretudo mudanças na legislação. A mais recente delas foi endossada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em junho, confirmando a proibição de escolas cobrarem taxas extras nas mensalidades das crianças com deficiência.
As mudanças são significativas e o aumento de alunos deficientes no ensino regular é significativo, entretanto, o ato de incluir requer mais organização, quebra de paradigmas, recursos, adaptações e preparo profissional para ser realizado com mais eficácia. Por fim, concluo que, embora seja um longo caminho a ser percorrido, as conquistas são significativas e a inclusão um processo.
...