A EDUCAÇÃO ESPECIAL
Por: rubeci • 9/9/2015 • Trabalho acadêmico • 845 Palavras (4 Páginas) • 160 Visualizações
Tema do TCD:
Conforme Rosila Edler Carvalho em seu livro: A Nova LDB e a Educação Especial.pág. 61:
“Enquanto o acesso à educação for seletivo, tanto para o ingresso como para a permanência de milhares de alunos na escola, não podemos falar em igualdade de oportunidades educacionais, nem em pleno exercício da cidadania.”
O que está ocorrendo no processo de inclusão em diversos setores da sociedade? A cidadania está presente em quem inclui, no incluído ou nos dois lados? No que favorece a inclusão?
Prezados alunos, procurem subsídios para a pesquisa, através de experiências pessoais, livros, textos de jornais, entre outros, mas evitem a cópia na Internet. Trabalhos simplesmente copiados terão suas notas prejudicadas. Acredito na capacidade de cada um em fazer um trabalho de pesquisa séria. Desta forma você crescerá e muuuito! Acredito em você!
A apresentação do trabalho deve seguir a seguinte orientação:
1- Tema:
O solicitado.
2- Titulo:
O solicitado.
3- Objetivo:
Explicar o que pretende alcançar com este trabalho (Inicia-se com o verbo no INFINITIVO)
4- Justificativa:
Em poucas palavras apontar a importância do tema em questão.
5- Introdução:
Apresentar o assunto de forma clara e sucinta.
6-Desenvolvimento:
Expor em linhas gerais o tema sugerido pelo tutor on line. O desenvolvimento deve ser o maior em relação à todos os itens orientados.
7-Considerações finais:
Sintetizar o trabalho, expressando seu entendimento.
8- referências Bibliográficas:
-Mais de duas bibliografias
-Usar normas da ABNT.
Bom trabalho a todos!
TEMA: A Nova LDB e a Educação Especial.
TÍTULO: Educação Inclusiva.
Objetivo: Compreender a importância do fazer acontecer o processo de inclusão de crianças portadoras de necessidades educacionais especiais oportunizando a igualdade e o exercício da cidadania.
Justificativa: A realização deste trabalho e o estudo deste tema para nós estudantes de Pedagogia será de grande valia para construirmos um conceito de igualdade, nos preparando para aceitar a dificuldades de se ter uma criança com necessidades educativas especiais, para isso é necessário um trabalho focado na criança, na escola, na família e na sociedade conscientizando sobre a importância da Educação Inclusiva.
Introdução: A Educação Inclusiva tem sido um tema bastante discutido em nosso país, mas ainda vemos grandes obstáculos para que ela aconteça na integra. A Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) se mostra muito mais avançada que a própria sociedade em que vivemos. Porém a inclusão é a convivência com o diferente e a melhor maneira de vivenciarmos e exercermos a cidadania, é o respeito pelo próximo.
Desenvolvimento:
A Educação Inclusiva nos mostra um nova maneira de ver a criança com Necessidade Educacional Especial, acabando com os rótulos, proporcionando oportunidades e desenvolvendo o respeito, pois seu objetivo é a integração desse aluno a sociedade. Porém, muitas vezes essa mesma sociedade que deveria exercer sua cidadania e construir essa integração se depara com muitas barreiras a serem rompidas, como o próprio “discurso” do poder público e a verdadeira realidade do atendimento dos alunos incluídos, além da insegurança dos professores pela falta de preparo, ou até mesmo a conscientização de alguns professores que ainda resistem as novas ideias colocadas pela Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). Nos deparamos muitas vezes com a exclusão da própria família que não consegue aceitar o diferente como algo que pode ser rompido. Precisamos adequar a proposta político-pedagógica da escola, proporcionando o sucesso da escola inclusiva, pois através do conhecimento das necessidades do educando e propostas bem elaboradas, a missão do educador será facilitada em relação à inclusão, inclusive motivará a permanência das crianças na escola.
...