A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA HISTÓRIA
Por: ADINALIS • 27/5/2019 • Ensaio • 3.831 Palavras (16 Páginas) • 158 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO: Adinalis Maria Paes Rosinski
Emanuelle Antunes Pinto
METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – 60H
[pic 3][pic 4]
UNIDADE 1
A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA HISTÓRIA
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
1. Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase decisiva na formação das pessoas. Pensando nisso, argumente sobre a sua contribuição para a Educação Infantil.
O alemão Friedrich Froebel, filho de pastor protestante teve um marco em sua vida, que foi a morte de sua mãe meses após seu nascimento por complicações no parto. Estudiosos dizem que a perda da mãe fez com que ele busque em si a figura maternal que faltava para todas as crianças que se encontrassem como ele no passado, desta forma criou o jardim de infância, que era destinado a crianças menores de 6 anos órfãs e pobres. Entre 1843 e 1844 mais de 40 jardins de infância surgiram pela Alemanha. Froebel acreditava que a educação infantil precisava de um alugar adequado para ser ministrado, por considerar o inicio da infância uma fase importante na formação das pessoas, e desejava suprir a miséria e a negligencia das famílias. Ele via a criança como uma planta que exige cuidados diários para que cresça de forma saudável e natural. Notava que a educação em casa não era suficiente para utilizar toda a energia da criança, atrofiando assim seu motor e intelecto.
2. Para Froebel, os jogos e as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. A partir dos estudos realizados, argumente sobre a importância da brincadeira do faz de conta para o desenvolvimento infantil. Você pode pesquisar em outras fontes como livros, revistas e sites.
Na fase da pré-escola o faz de conta tem um papel importante no desenvolvimento infantil, aprendendo através de brincadeiras expressam seus sentimentos e desenvolvendo seus conhecimentos, auxilia no amadurecimento de suas idéias para a vida adulta. No faz de conta a criança se espelha no imaginário personagem heróico, superando perigos e ameaças que sente.
3. Descreva uma brincadeira que possa ser trabalhada na educação infantil e indique quais conhecimentos a criança pode adquirir com ela.
Trabalha com cantigas, como a canção, Cabeça, Ombro, Joelho e Pé. Com a dinâmica que está canção proporciona o professor consegue trabalhar a coordenação motora dos pequenos, faz com que conheçam as partes do corpo, trabalha a memória e a linguagem.
4. Descreva a trajetória da Educação Infantil no Brasil, desde as mães mercenárias, passando pelo assistencialismo até a atualidade.
Com a Revolução industrial, a migração das pessoas da área rural para as cidades, surge a necessidade das mães deixarem seus filhos com outras mães que cuidavam das crianças para elas trabalharem, as chamadas mães mercenárias, mulheres que vendiam seus serviços. O risco de maus tratos as crianças era grande nesta fase. Surge também às instituições que ofereciam cuidados básicos de higiene e alimentação para as crianças órfãs. Se anterior a está época as crianças eram vistas como pequenos adultos (Feudalismo), agora pela burguesia, passa a ser vista com um olhar materno de solidariedade.
Com o aumento da sociedade devido à industrialização, se tem o aumento da demanda por estes serviços, então em 1920 no Brasil passa a democratização do ensino, todas as crianças consideradas iguais, ou seja, todas têm direito por creches e pré-escolas, indiferente de sua classe econômica.
Em 1930 o Estado assume o papel pela educação, buscando incentivo financeiro de órgão privados, com o intuito de proteção a vida da criança quanto à higiene e alimentação. Em 1940 surge o Departamento nacional da criança, com o objetivo de ordenar as atividades dirigidas. Somente em 1988, através da constituição federal a educação passa a ser um direito de todos, dever do Estado e da família. Em 1996 com a LDB as creches e pré-escolas passam a ser reconhecidas como parte do sistema educacional.
5. Segundo a Lei nº 12.796, do dia 5 de abril de 2013, passa a ser obrigatória a matrícula das crianças de 4 anos na pré-escola. Posicione-se sobre essa mudança, argumentando.
A educação deve ser oferecida de forma gratuita, as crianças obrigatoriamente devem ser matriculadas em creches e pré escolas a partir de 4 anos. Transporte, alimentação e material didático também devem ser oferecidos de forma gratuita, onde o atendimento deve ser no mínimo de 4 horas diárias, se têm também o atendimento às crianças portadoras de necessidades especiais e étnicas social.
Desta forma vemos que houve um grande avanço na educação infantil, porem notamos que muito se tem a melhorar,começando pelos pais, que devem estar atentos e envolvidos na educação de seus filhos, principalmente nos anos iniciais, nesta face é que se forma o caráter das crianças, os pais devem se preocupara qual o tipo de educador que vai educar seu filho.
Pesquisas mostram que no Brasil os mais pobres ainda são a minoria nas creches e pré- escolas, as vagas existentes não atende toda a demanda desta faixa etária. Se nota a diferença entre adultos que freqüentaram a creche quando pequenos e os que não.
UNIDADE 2
OS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O FAZER PEDAGÓGICO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
1. A partir do texto O desenvolvimento da criatividade e da percepção visual, responda:
a) Como o professor pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade de seus alunos?
Sendo mediador do conhecimento, ajudando o aluno a desenvolver a confiança na autoafirmação, sem impor, por exemplo, o ´´feio´´ ou o ´´bonito´´, ensinar sem a intenção de seguir um padrão com regras técnicas, dando ao aluno oportunidades de se expressar naturalmente por meio da arte. Desta forma o aluno organiza e concretiza seus pensamentos ao mesmo tempo em que lhe dá autoconfiança, uma vez que esta construindo conhecimento e se expressando livremente.
...