A Educação Ambiental na Educação Formal
Por: Andreia Silva • 28/9/2023 • Trabalho acadêmico • 1.539 Palavras (7 Páginas) • 153 Visualizações
FP084 – A educação ambiental na educação formal
Trabalho conv. ordinária
FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA IBEROAMERICANA - FUNIBER
MESTRADO EM EDUCAÇÃO – FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FP084 – A Educação Ambiental na Educação Formal
Nome e sobrenome dos alunos:
Antonio Gregório Da Silva (BRFPMME239485)
Andreia Barbosa de Paula Silva (BRFPMME4584357)
Luzângela Alves Correia (BRFPMME4895859)
Luzinete Coutinho Monteiro Coelho (BRFPMME 4859621)
Grupo: 2022- 06
Curso: MESTRADO EM EDUCAÇÃO – FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Data: 02 de abril de 2023
Os impactos causados no bioma Cerrado pela expansão das lavouras de soja e cana-de-açúcar
INDICE
Introdução__________________________________________________________3, 4
Descrição dos objetivos__________________________________________________4
Metodologia e atividades_______________________________________________5, 6
Considerações finais____________________________________________________6
Referências bibliográficas ________________________________________________7
INTRODUÇÃO
Desde os tempos remotos houve a interação do homem com a natureza; o surgimento da agricultura para sobrevivência não afetava de modo significativo o entorno natural. Nos tempos atuais os impactos diversos das atividades humanas sobre o meio ambiente viraram fator de mudança ambiental, além dos fatores naturais criando as sérias ameaças ambientais que a humanidade hoje enfrenta (FUNIBER, pg 15).
Falar em preservação ambiental se tornou utópica quando assistimos inertes aos impactos causados em todos os biomas brasileiros por práticas agrícolas não sustentáveis, onde a responsabilidade com a preservação dos ecossistemas e a manutenção da biodiversidade são reféns de políticas públicas ineficazes e de um capitalismo que sobrepõe a mais valia aos interesses da humanidade. e, não estamos falando apenas nos desmatamentos, que somente esse motivo deveria ser suficiente para uma mudança radical de atitude frente a esse bioma fundamental para nossa sobrevivência e das gerações vindouras. Tais problemas ambientais são causados pela ação pragmática, imprevista, irresponsável, inconstante e, as vezes moralmente, repreensível de nós, seres humanos concretos. (FUNIBER, pg 8)
A industrialização da agricultura e a expansão desenfreada de lavouras em especial, de soja e cana-de-açúcar nos leva a trazer à tona as mudanças provocadas e impactadas no bioma cerrado. O bioma Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, sendo que os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal compõem esse vital bioma.
Os problemas desse uso inconsequente do solo vêm causando alteração dos ciclos hidrológicos, perda da biodiversidade, erosão, poluição dos recursos hídricos, contaminação do solo e aumento dos gases de efeito estufa. O desmatamento e o uso de agrotóxicos são os principais responsáveis pela emissão desses gases na atmosfera. A utilização intensiva de fertilizantes e agrotóxicos resultam na contaminação de nascentes e de aquíferos fundamentais pela sobrevivência humana e, coloca em risco a biodiversidade de diversas regiões. Há ainda outros impactos ainda a serem apontados como a desertificação do solo causada pela remoção da vegetação nativa, uso indiscriminado do solo e consequentemente a infertilidade deste, a destruição de hábitats naturais ocasionando alteração e até extinção na biodiversidade e, o plantio de espécies transgênicas que dificultam a recuperação do ecossistema.
Após estudar o tema, compreendemos a relevância de trazer as estatísticas e documentários para a sala de aula para conscientizar, discutir em rodas de conversas, propor ações e encaminhá-las aos órgãos responsáveis de controle ambiental. A Unidade Escolar escolhida para participar da realização desse projeto será o Colégio Estadual de Tempo Integral, na cidade de Jataí, no estado de Goiás, com as turmas da terceira série do Novo Ensino Médio, em todas as Áreas do Conhecimento. O motivo da escolha da cidade de Jataí se dá devido aos recordes por área plantada ano após ano e depoimentos dos moradores daquela região.
OBJETIVOS:
- Conscientizar o corpo discente para o descaso das políticas públicas que ocorrem em relação a preservação dos recursos naturais e os impactos, em alguns casos irreversíveis ao bioma Cerrado, devido a industrialização e expansão da agricultura de soja e cana-de-açúcar.
- Transmitir o conhecimento acerca do tema sustentabilidade e conservação do Bioma Cerrado, de maneira ampla na rede pública de ensino fundamental e médio, complementando a educação ambiental formal; e como objetivos mais específicos, podemos definir como: realização de palestras com profissionais e educadores especializados; realização de atividades extracurriculares monitoradas; realização de pesquisa e concurso cultural, como meio de estímulo ao senso crítico dos alunos; coleta de alimentos e distribuição para instituições de apoio social; análise de dados de pesquisa a fim de promover uma caracterização do perfil de consciência ambiental dos alunos da rede pública de ensino e posterior análise do progresso desses alunos a respeito deste tema.
METODOLOGIA E ATIVIDADE.
Nosso trabalho propõe a criação de vídeos, criados pelos próprios alunos, sobre a temática do meio ambiente em especial discutido e mostrando, os impactos causados no bioma Cerrado pela expansão das lavouras de soja e cana-de-açúcar. Nessa prática pedagógica a ideia é produzir conteúdo audiovisual por meio de curtas-metragens. Os alunos irão gravar depoimentos de pessoas da comunidade em que vivem, sobre a produção desenfreada de soja e cana de açúcar e como a comunidade percebe os impactos no Bioma Cerrado. Cabe enfatizar que nossa proposta é voltada para educação ambiental no âmbito das escolas, fomentando sempre a luta pela preservação do meio ambiente. As metodologias utilizadas terão como principal objetivo a conscientização dos nossos alunos. Para isso, o professor irá trabalhar com a estratégia cooperativa entre os alunos, para a produção do curta-metragem, que terá o tempo de 1min e 50 segundos, com o objetivo de passar mensagens de conscientização sobre o tema proposto. O trabalho será feito em grupos, onde cada um será responsável por mostrar o olhar da sua comunidade a fim de construir uma consciência de cuidado com o seu bioma Cerrado.
...