A Educação Especial
Por: Tukagil • 8/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 3.252 Palavras (14 Páginas) • 198 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO ESPECIAL
SANTO ANDRÉ / SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
NOME: CLAUDIA CARDOSO RA:4311802586
NAIARA LUANE FIGUEIREDO RA:3875751046
PRISCILA SILVA FERNADES RA:4300066888
RENATA FLORIANO RA:4300066879
SONIA CRISTINA ITO MATIAS RA 5531100476
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Educação Especial do Curso de Pedagogia 7º da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Raquel Raysaro e do tutor presencial: Professor Rodrigo Parisoto.
SANTO ANDRÉ / SP
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................. | 4 |
1. ETAPA 1.......................................................................................................... | 5 |
2. ETAPA 2. ........................................................................................................ | 7 |
3. ETAPA 3 ......................................................................................................... | 9 |
4. ETAPA 4 .......................................................................................................... | 11 |
CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................. | 13 |
REFERÊNCIAS................................................................................................... | 14 |
INTRODUÇÃO
Através deste trabalho, buscamos entender melhor o processo da Educação Especial, observando alguns pontos como: O que é inclusão? E quais as características de uma escola inclusiva? Estes conceitos atualmente são pensamentos fundamentais para o profissional da educação, fazendo com que o mesmo desenvolva uma potencialização em sua formação, vivenciando a prática dentro das possibilidades de inclusão com pessoas portadoras de necessidades educativas especiais, sabemos que educar crianças é um trabalho muito difícil, pois a formação e o preparo desses seres em desenvolvimento vão se refletir diretamente no futuro.
O trabalho visa também aprimorar a formação do educador para que o mesmo busque novas metodologias para sua prática, superando assim os desafios da inclusão no ambiente escolar.
Esta pesquisa tem como finalidade compreender melhor o histórico e o conceito de inclusão escolar, entender as politicas públicas na área de Educação Especial para assim conscientizar o professor de suas práticas na inclusão, garantindo o acesso democrático á cultura e aos conhecimentos escolares ao portador de necessidades especiais, e por meio destas ações que o mestre deve orientar os alunos para uma reflexão sobre uma sociedade que inclua e não exclua, onde possibilite ao cidadão compreender e aceitar o outro independente das suas necessidades.
1. ETAPA 1
Aspectos fundamentais do processo de inclusão escolar.
Ao longo dos anos, a sociedade sofreu por diversas modificações concernentes as atitudes outorgada as pessoas portadoras de deficiência. Somente em meados do século XX (1950) observa-se um movimento que se inclina a aceitação destas pessoas portadoras de deficiência a integra-las o quanto possível a sociedade.
A partir deste principio, deu- se inicio a novos conhecimentos, e novos conceitos foram surgindo, dando lugar a uma visão mais dinâmica e humanista destas pessoas, que passaram desde então a serem seres com direitos e deveres iguais aos demais. Esta ideia surgiu para destituir a então prática existente de exclusão social a que foram submetidas estes indivíduos por tantos séculos. A exclusão acontecia porque as pessoas portadoras dessas deficiências eram omitidas da sociedade para qualquer atividade, os que a caracterizavam invalidas, sem utilidade para o trabalho e sem valor para a sociedade.
Esta trajetória histórico-cultural nos reflete a compreender como se modificaram e desenvolveram os valores da humanidade, onde era comum verem-se pessoas com necessidades especiais abandonadas, e sendo tais atitudes justificadas na cultura, no local e no momento histórico.
Hoje, a história passa por um momento de grande transição, de uma cultura até então discriminatória para o grande desafio atual que é uma cultura de inclusão, um processo lento e que inclui uma série de desafios. O paradigma que se luta hoje é para que a inclusão aconteça e consiga construir uma sociedade mais humana, mais digna, em que o aprendizado aconteça mutuamente e que os valores sejam reconhecidos em sua particularidade.
...