A Educação Ambiental Na Educação Formal
Por: izabela goes lima • 17/3/2024 • Trabalho acadêmico • 2.136 Palavras (9 Páginas) • 60 Visualizações
FP084 – A educação ambiental na educação formal
Trabalho conv. ordinária
INDICAÇÕES GERAIS:
O trabalho desta disciplina deve ser em grupo de 3 a 4 estudantes e reunir as seguintes condições:
- Extensão: 5 - 6 páginas (sem contar as instruções, as declarações, a bibliografia ou os anexos, se houver).
- Tipo de letra: Arial.
- Tamanho: 11 pontos.
- Espaçamento entre linhas: 1.5.
- Alinhamento: Justificado.
- Referências bibliográficas. (Use as Normas APA)
O trabalho deve ser realizado neste documento Word seguindo as regras de apresentação e edição de citações e referências bibliográficas (ver Guia de Estudo).
A entrega deve ser feita seguindo os procedimentos descritos documento de avaliação da disciplina e em hipótese alguma deve ser entregue através do e-mail do professor ou professora correspondente.
Por outro lado, lembramos que existem alguns critérios de avaliação, que é de suma importância que os alunos sigam. Para mais informações, consulte o documento de avaliação da disciplina.
Trabalho
O trabalho desta disciplina consiste em desenvolver uma atividade de ensino dedicada à Educação Ambiental.
Tema: Atividade de ensino em Educação Ambiental, personalize o título.
- Selecione um tópico e argumente sua seleção, leve em consideração a realidade ambiental de sua localidade e seu país.
- Formular um objetivo formativo para o aluno. Considere o nível da escola e os resultados que a tarefa deve produzir em termos de formação do estudante. Não esqueça a diversidade de seus alunos.
- Descreva a metodologia e as atividades: o passo a passo das tarefas que os alunos irão realizar, assim como as do professor, inclua as atividades previas, se necessário.
Muito importante: na folha de rosto que aparece na página seguinte, você deve indicar as informações pessoais detalhadas e o título do trabalho (o trabalho que não atende às condições de identificação não será corrigido). Após a capa, o Índice do Trabalho deve ser incluído.
Izabela Góes Lima - BRFPMME5128574
Jacicleide Maria da Silva - BRFPMME5223501
Karina Laís Barbosa Dornelas - BRFPMME5209794
Rafaella Estevam da Silva Miranda - BRFPMME5223365
Grupo: 2023-02
Data: 30/11/2023
TEMA: CULTIVANDO SABER E BELEZA: UM PROJETO DE HORTA E PAISAGISMO
ÍNDICE
Introdução.......................................................................................................................5
Metodologia....................................................................................................................7
Resultados Esperados...................................................................................................9
Referências .................................................................................................................10
INTRODUÇÃO
A educação ambiental é um processo que visa sensibilizar e informar as pessoas sobre as questões do meio ambiente, promovendo a consciência ecológica. Uma integração de práticas sustentáveis no ambiente escolar, proporciona às futuras gerações uma compreensão mais profunda dos desafios e da importância da preservação do meio em que vivemos, daí a necessidade de discutir sobre este tema nas escolas, uma vez que a educação ambiental formará cidadãos conscientes do seu papel frente ao aumento de práticas sustentáveis, bem como a redução de danos a natureza.
De acordo com Sato (2004),
O aprendizado ambiental é um componente vital, pois oferece motivos que levam os alunos a se reconhecerem como parte integrante do meio em que vivem e faz pensar nas alternativas para soluções dos problemas ambientais e ajudar a manter os recursos para as futuras gerações. (p.40)
No ambiente escolar, a educação ambiental deve ser trabalhada no início da escolarização, visto que desde cedo as crianças aprendem a lidar com o desenvolvimento sustentável, formando valores e atitudes, a partir de vivências incorporadas no seu dia a dia, tornando sua aprendizagem significativa, uma vez que aplicarão esses conhecimentos para além da escola. Diante dessa prerrogativa, entendemos que:
A educação ambiental para a sustentabilidade deve permitir que a educação se converta em uma experiência vital, alegre, lúdica, atrativa, criadora de sentidos e significados, que estimule a criatividade e permita redirecionar a energia e a rebeldia da juventude para execução de projetos de atividades com a construção de uma sociedade mais justa, mais tolerante, mais eqüitativa, mais solidária democrática e mais participativa e na qual seja possível a vida com qualidade e dignidade. (Cúpula das Américas, 1998)
A inclusão da agricultura nas escolas oferece oportunidades de aprendizado prático e estimula o respeito pelo meio ambiente e pelo ciclo de vida das plantas. O cultivo de uma horta, assim como implantação do paisagismo no ambiente escolar, possibilita o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar, conscientizando os alunos de sua relevância para a saúde, educação alimentar e ambiental.
Segundo Nogueira (2005), a horta na escola pode servir como fonte de alimentos e desenvolvimento de atividades didáticas, oferecendo muitos benefícios às comunidades envolvidas, como a obtenção de alimentos de qualidade a baixo custo e também o envolvimento em programas de alimentação e saúde desenvolvidos pelas escolas. Já no que se refere ao paisagismo no ambiente escolar, podemos dizer que é uma temática pouco estudada no Brasil, no entanto como afirma Moraes et al.( 2016), entendende-se que seja de extrema importância, pois áreas arborizadas promovem uma melhoria na qualidade de vida, tornando o ambiente escolar mais agradável.
...