A Educação Especial
Por: Bruna Nunes • 1/7/2018 • Monografia • 8.424 Palavras (34 Páginas) • 429 Visualizações
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
AVM – FACULDADE INTEGRADA
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO REAL
Monique Gimenes Maron da Fraga
[pic 1]
Rio de Janeiro
2016
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
AVM – FACULDADE INTEGRADA
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO REAL
[pic 2]
Rio de Janeiro
2016
AGRADECIMENTOS
[pic 3]
EPÍGRAFE
“Se aprende com as diferenças e não com as igualdades.”
(Paulo Freire)
RESUMO
Este trabalho monográfico apresenta um estudo sobre a realidade da inclusão escolar de alunos com diferentes tipos de deficiência e dificuldades de aprendizagem. Esse presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo geral discutir a parte legal e pedagógica da educação especial. Ele demonstrará a importância da inclusão na vida dos alunos, dos pais, dos profissionais e da comunidade escolar. A inclusão, mesmo com o decorrer dos anos e todos os estudos já feitos, continua sendo uma grande dificuldade no meio escolar. Muitos são os obstáculos a serem vencidos para o alcance da inclusão escolar. Além de problemas de acessibilidade, muitas escolas não possuem profissionais capacitados para lidarem com os diversos tipos de deficiência em sala de aula. As escolas, em sua maioria, não têm um currículo escolar que seja inclusivo. As atividades, provas, trabalhos, não são preparados para atender todos os alunos. O processo de inclusão é a garantia de acesso e permanência de pessoas com necessidades especiais no sistema regular de ensino. A cada ano a educação especial assume uma importância maior, pois existe a perspectiva de atender as exigências da sociedade que espera por uma educação mais democrática, que atenda a todos os alunos em idade regular de estudo. A democracia só será alcançada quando todos, sem nenhuma discriminação, tiverem acesso a educação, ao conhecimento e a todos os meios que possibilitem sua formação plena.
Palavras-chave: Inclusão; Educação; Dificuldades de aprendizagem; Deficiências.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 8
METODOLOGIA 10
CAPÍTULO I - EDUCAÇÃO INCLUSIVA 11
1.1. O processo de inclusão 11
1.2. Os educadores e a inclusão 13
1.3. O que define a Legislação Brasileira 14
CAPÍTULO II - OS DIFERENTES TIPOS DE DEFICIÊNCIAS 17
2.1. Deficiência intelectual 17
2.1.1 Síndrome de Down 18
2.1.2. Autismo 19
2.2. Deficiência auditiva 19
2.3. Deficiência visual 20
2.4. Deficiência física 21
2.4.1. Paralisia cerebral 22
2.5. Deficiência múltipla 22
2.6. Pessoas com altas habilidades 23
CAPÍTULO III - OS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM MAIS COMUNS 24
3.1. Transtornos de hiperatividade e déficit de atenção (TDAH) 25
3.2. Dislexia 26
3.3. Discalculia 27
3.4. Transtorno de conduta 27
3.5. Disgrafia 28
3.6. Disortografia 28
CAPÍTULO IV - O SISTEMA EDUCACIONAL 30
4.1. Inclusão x integração 31
4.2. Acessibilidade 33
CONCLUSÃO 35
BIBLIOGRAFIA 36
WEBGRAFIA 36
INTRODUÇÃO
O tema deste estudo é a inclusão escolar de alunos com deficiência em classes regulares e a preparação da escola para recebê-los de maneira igualitária.
A questão central deste trabalho é a abrangência da inclusão escolar e o que ela envolve, além da escola e da família. Será que a família, a escola e a sociedade estão preparadas para este desafio?
O tema escolhido é de fundamental relevância, pois a inclusão é uma luta mundial, onde pessoas com deficiência e familiares buscam um lugar na sociedade. Busca-se a mesma qualidade tanto para quem tem deficiência quanto para quem não tem. A própria palavra inclusão traz implícita a ideia de exclusão, já que só se inclui algo que é excluído.
É preciso valorizar e reconhecer a diversidade, para que seja feita a inclusão escolar. Focar no aprendiz, reconhecer suas potencialidades e valorizar os resultados qualitativos, não só levar em conta as disciplinas e os resultados quantitativos.
Apesar da inclusão ser necessária e ser um tema falado há muitos anos, deve-se levar em consideração a opinião e o depoimento de professores e técnicos que trabalham nessa área. Nem sempre a teoria condiz com a realidade.
Não pode ser deixado para trás o fato de cada aluno ter um conhecimento de realidade diferente, e isso precisa ser considerado, pois faz parte de sua vida.
Para que a inclusão seja efetuada, são necessários planejamento e mudanças gradativas. Ter o preparo da equipe escolar, dos pais e dos alunos na recepção e ao longo do período escolar. Todos precisam participar ativamente do processo, para que seja o melhor e mais fácil possível.
A inclusão é um desafio real e precisa ser praticada para que todos sintam-se iguais dentre tantos diferentes.
Nesta pesquisa será analisada a preparação da família, da escola e da sociedade para a realidade da inclusão escolar. Será avaliada a possibilidade da inclusão escolar de alunos especiais em escolas regulares, reconhecida a necessidade de preparo de todos no ambiente escolar para a recepção destes alunos e compreendida a estrutura física de uma escola para receber um aluno com necessidades especiais.
...