A Educação Quilombola
Por: DPORNELAS • 20/3/2022 • Resenha • 343 Palavras (2 Páginas) • 106 Visualizações
Educação Quilombola
Exibido no vídeo, acesso em: https://www.youtube.com/watch?v=J1GLYlvqHA8, do site A cor da Cultura disponibilizado no You tube, pelo Canal Cultura, apresentado no programa Nota 10/A COR DA CULTURA. Que no âmbito do seu conteúdo traz a educação quilombola e suas etnias inseridas no contexto escolar e suas diversidades e metodologias pedagógicas.Verifica – se que é plenamente possível ensinar fazendo presente toda a cultura, e histórias existente de ancestrais bem como o resgate das mesmas.
O Quilombo dos Palmares é o mais antigo e maior que se tem registro na história do país, pertencente ao estado do Alagoas com cerca de 30 mil pessoas, teve como líder Zumbi dos palmares o Ícone da resistência negra à escravidão o maior líder quilombola já conhecido.
Com tudo outros quilombos existentes em todos territórios brasileiro tem lutado pelo seu reconhecimento e diretos de posse e sobrevivência de seus povos, bem como cultura e história. Como o quilombola no oeste do Pará, Murumurutuba/PA que tem na Escola Municipal São Sebastião o projeto da Etino matemática e Símbolos Africanos que trabalha a cultura local inserindo os algoritmos, assim como nos Símbolos Africanos figuras geométricas e sua Afro – Brasileira resgatando sua origem e descendência e levantando sua autoestima.
Outro exemplo citado no vídeo é o da Escola Municipal Sinésio Costa em Riacho de Santana/BA, quem tem torno nove quilombos na região entre esses o Quilombo Rios da Rãs que nos traz o projeto Tradução Oral uma leitura da cultura riachense, trabalhando no desenvolvimento do senso de pertinência social, pessoal e coletivo do aluno, afim de resgatar o conceito histórico e cultural e seus conceitos legais e históricos.
Ainda tem muito a se fazer quanto a educação quilombola, apesar dos primeiros passos terem sido dados com a Lei 10.639/2003 e ter sido discutida, ajustada no CONAE 2010. Ainda tem muito a ser feito pela educação etnias / raciais em nosso país, os primeiros passos podem ter sido dados, mas à discussão apenas começou e nos como docentes precisamos sempre estar em busca de melhorias para lidar com as diversidades encontradas no âmbito escolar.
...