A Educação e Relações Interpessoais
Por: MaraSouza123 • 4/4/2021 • Relatório de pesquisa • 687 Palavras (3 Páginas) • 156 Visualizações
Educação e Relações Interpessoais
Tópicos principais
- Formação do eu – dependemos cada vez mais de nossas relações interpessoais. O homem foi feito para viver com seus semelhantes.
- A criança aprende com as relações humanas: “ensinar relações interpessoais é como ensinar alguém a respirar”
- Na escola: A criança é feliz ou infeliz na medida que é aceita pelos colegas. O professor vence ou é derrotado na profissão não apenas pelo seu saber, mas pela capacidade de lidar com os alunos.
- Problemas a serem analisados:
A educação como processo de formação através das relações interpessoais: procuramos entender a importância das relações interpessoais para a educação individual
A educação como processo de preparação para relações interpessoais: procuramos explicitar as relações interpessoais para que o educando possa enfrenta-las satisfatoriamente.
- O eu e as relações interpessoais: A imagem que temos de nós mesmos não é um retrato do que os outros veem em nós. Porém, sem a imagem que o outro nos dá, não saberíamos quem somos ( os outros são nossos espelhos)
- Nasala de aula: O grande número de alunos pode fazer com que o educando não se identifique corretamente, pois pode passar despercebido ( e não recebem de volta a própria imagem).
-Isso poderia ser evitado se os professores conseguissem ser neutros sem manifestar preferências ou antipatias.
- Simpatia e antipatia são processos de interação. Evitamos contato com pessoas que temos antipatia. E o professor? O que fazer?
- O professor precisa perceber o aluno de forma não generalizadora. Muitos conseguem obter um rendimento muito maior de um ou vários alunos por perceberem e estimulares qualidades positivas dos alunos provocando assim a sua acentuação. Outros não conseguem obter produção satisfatória mesmo sendo competentes em sua disciplina.
- O professor precisa buscar no aluno suas qualidades positivas para buscar seu desenvolvimento. E o que acontece se acentuarmos as qualidades indesejáveis?
- A educação para o mundo humano se dá num processo de interação constante: nos vemos através dos outros e vemos os outros através de nós.
- A psicanálise de Freud contribuiu com a divisão do processo de interação em dois movimentos: A INTROJEÇÃO , que é a interiorização da imagem que o adulto tem , e A PROJEÇÃO, que é quando o indivíduo lança no outro características indesejáveis que é incapaz de perceber em sí.
- Cuidados do professor: 1. Introjetar características que serão acreditadas pelo aluno. 2. Projetar características suas. ( Isso pode fazer com que as características apareçam).
- A preparação para viver com os outros deve ser dirigida {à dois problemas: O AUTOCONHECIMENTO E O CONHECIMENTO NO SENTIDO DO COMPORTAMENTO DOS OUTROS.
- O processo de autoconhecimento é decisivo para o aluno, mas principalmente para o professor, que determinará o comportamento do aluno.
- Consequências da ausência do autoconhecimento: O professor não perceber preferência por alguns, não compreenderá
...