A Escola Moderna
Por: 013.606 • 5/11/2020 • Resenha • 475 Palavras (2 Páginas) • 195 Visualizações
Resenha Talita
Não existe uma forma certa para dar aula, mas é necessário que todo professor e escola siga uma linha pedagógica, pois o que se faz em sala ás vezes vai muito além do pedagógico.
Ao longo dos anos em diferentes épocas surgiram muitas tendências á quais eram importantes para cada fase que se vivia naquele momento. Entre elas podemos citar a tendência liberal tecnicista, que surgiu na época da revolução industrial, pois era importante para aquele momento da história. O papel da escola era preparar o aluno para o trabalho, mão de obra qualificada. Usavam a metodologia taylorista, que é a divisão de tarefas entre diversos técnicos do trabalho que passariam suas experiências e conhecimentos adquiridos fora da escola. O professor é um técnico assessorado por outros que transmitem conhecimento técnico e objetivo. E o aluno mudaria o comportamento através do treinamento, seriam aplicados métodos de condicionamento e controle. Já a tendência progressista libertadora passou a se preocupar com o político e o social, uma vez que a sociedade estava mudando novamente. Essa tendência valorizava as experiências vividas, levando em conta a realidade do meio socioeconômico e cultural, seus recursos. O professor se liberta da função de apenas transmitir, ele tem um papel diretivo, compartilhando uma nova relação social em que haja igualdade na projeção do bem comum. O aluno se dá conta de seu próprio processo de conscientização.
Apesar de citar apenas algumas, foram muitas as tendências que surgiram ao longo das décadas e mudanças que ocorreram na sociedade, mesmo assim muita coisa ainda se utiliza nos dias de hoje. Ao fazer uma análise do texto percebe-se que a tendência que mais se enraizou foi a Tendência Progressista “crítico social dos conteúdos” ou “histórico-crítica. A escola valoriza o ensino público e o acesso de todos à educação. A educação popular. E também valoriza o trabalho do professor. A escola promove a socialização do saber, vinculando educação e sociedade como forma de transformação Mediação de objetivos-conteúdos-métodos que garanta o encontro formativo entre os alunos e matéria, que é o que importa para a aprendizagem O professor valoriza a visão que o aluno tem do mundo e a partir daí montar uma aula em cima dessa realidade. O aluno traz suas vivências, não considera apenas os conteúdos de sala, mas sim como ele interpreta e organiza isso como ser social.
Não importa a forma como cada profissional da educação vai conduzir sua aula, ou qual tendência vai tentar seguir, isso se ela se enquadrar no tipo de instituição e currículo a ser seguido, o que realmente importa é que se tenha uma educação de qualidade, que professores e alunos sejam respeitados e valorizados. Não fazendo o mesmo de tudo sempre, que seja inovador. É preciso acreditar naquilo que está ensinando, buscar conhecer teorias e colocar em prática aquilo que vai ser bom no contexto ao qual está inserido.
...