A Escola Tradicional x Escola Nova
Por: GRAZIELE2022 • 26/2/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 277 Palavras (2 Páginas) • 93 Visualizações
A escola tradicional x escola nova
Há muito que discutir quando falamos em como a escola está ou deveria estar hoje. Para começar, temos o método tradicional de um lado, que envolve muito mais que apenas conceitos ultrapassados e incoerentes, e a nova escola, que decide por uma renovação metodológica.
A escola tradicional tornou-se o modelo educativo utilizado durante muitos anos, em função da crença de que somente os educadores são os transmissores do conhecimento. O professor detém o saber e a autoridade, dirige o processo de aprendizagem e se apresenta como modelo a ser seguido. A relação é vertical e hierárquica, de vigilância nos casos extremos a passividade do aluno, simples receptor da tradição cultural, sendo a obediência uma virtude.
Já a escola Nova é um movimento de educadores europeus e norte-americanos, organizado em fins do século XIX, que propunha uma nova compreensão das necessidades da infância e questionava a passividade na qual a criança estava condenada pela escola tradicional. Na escola nova valoriza a formação do aluno, ele é o centro do processo educativo, tornando-os mais ativos. A Escola Nova tem seus fundamentos ligados aos avanços científicos da Biologia e da Psicologia. Pode-se afirmar que, em termos gerais, é uma proposta que visa a renovação da mentalidade dos educadores e das práticas pedagógicas. A introdução de ideias e técnicas novas como os métodos ativos, a substituição das provas tradicionais pelos testes, a adaptação do ensino às fases de desenvolvimento e às variações individuais são algumas das novidades da Escola Nova.
Sendo assim, vemos que na escola nova temos um ensino mais prazeroso e dinâmico, algo que na escola tradicional as vezes pra muitos era uma tortura o aprendizado.
www.educabrasil.com.br/escola-nova/
www.melhorescola.com.br/artigos/pedagogia-tradicional-confira-como-e-o-metodo-de-ensino-mais-comum-do-brasil
diariodaeducacao.wordpress.com/2016/07/08/a-escola-tradicional-x-escola-nova
...