A Estação das Sensações e Descobertas para o 3º ano do Ensino Fundamental
Por: Caroline Mariute • 20/1/2018 • Trabalho acadêmico • 1.637 Palavras (7 Páginas) • 442 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
CAROLINE MARIUTE OLIVEIRA FRANZEN –8941197754
CRISTIANE MOLSSATO –8379806194
ELIANE DA SILVA GRABOSKI –8542934921
JOLANDA SILVEIRA DE CAMPOS -8738994450
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
- INTRODUÇÃO
Elaborou-se o plano de ação das Estação das Sensações e Descobertas para o 3º ano do Ensino Fundamental para ser trabalhado na Escola Estadual Pedro Nunes de Oliveira pelas professoras Célia Maria Rodrigues, na turma do terceiro ano.
A justificativa de trabalhar a estação das sensações e descobertas, identificando os órgão do sentido e seu funcionamento, bem como a importância de cada um, associando ao ambiente em que está inserido, é a interdisciplinaridade.
E tem como principal objetivo promover o conhecimento buscando a possibilidade de construir um novo olhar sobre o ensino, através de práticas que busque a união das áreas do conhecimento, e ainda apresentar um novo caminho a ser seguido e aplicado no cotidiano da sala de aula.
As disciplinas envolvidas serão: ciências, matemática, língua portuguesa, ensino religioso, educação artística e educação física.
Os conteúdos a serem abordados serão; órgãos do sentido, produção textual, quantidade e numeral, desenho e pintura, orientação espacial e temporal, valores humanos.A metodologia do trabalho será desenvolvidas por etapas e atividades.
Nestas atividades teremos o envolvimento da turma, da professora e da equipe diretiva, para concluir teremos a exposição do livro dos registros para toda a comunidade escolar.
Durante todo o trabalho os alunos puderam aprender a diferenciar os órgãos do sentido bem como suas funções, além de realizarem várias atividades práticas que desenvolveram os conteúdos já citados acima.
O plano de ação, será desenvolvido em duas semanas, conforme especificado no cronograma que encontra-se no projeto, utilizamos vários recursos didáticos: material de uso comum, objetos de várias formas e tamanhos, aromas diversos, aparelhos sonoros, alimentos de diferentes texturas e sabores.
A avaliação do plano ocorrerá de maneira gradual e tranquila, onde será observado a participações dos alunos nas atividades e forma que eles estavam adquirindo os conhecimentos, o professor fará as intervenções necessárias, e ainda podemos usar as técnicas de aprendizagem.
Para finalização do plano, será apresentado um seminário onde viram os com esboço das experiências proporcionando assim uma melhor fixação do conteúdo estudado e por conseguinte um melhor aprendizado.
PASSO 1:
1- Nome da Escola: Escola Estadual Pedro Nunes de Oliveira.
2- Turma: 3° ano.
3-Professora: Célia Maria Rodrigues.
4- Ação:
A professora da turma do 3 ano, apresentará aos seus alunos, os órgãos de sentido do corpo humano, dentre os alunos uma delas é deficiente visual.
Como forma de entender melhor o conteúdo e vivencia-lo na prática ela elaborou a Estação das Sensações e Descobertas, nesta estação a professora organizou ambientes diferentes em que os alunos pudessem vivenciar e utilizar os diferentes órgãos do sentido, visão, audição, tato paladar e olfato.
Em cada ambiente será utilizando um dos órgãos do sentido, primeiramente foi iniciado pela visão onde os alunos puderam ver diferentes paisagens, objetos e cores, na sequência foi a audição onde foram ouvidos diferentes tipos de sons, no terceiro ambiente ficava o tato onde puderam sentir diferentes formas e objetos, o ambiente a seguir foi o do paladar onde degustaram diferentes sabores e para concluir as estações passaram pelo olfato onde puderam sentir muitos aromas.
A cada estação a professora fará aos seus alunos perguntas e perquirindo a curiosidade dos mesmos.
No final das estações a turma construirá um álbum das descobertas onde cada aluno fez o seu registro do que vivenciou e do que sentiu em cada estação.
Na sequência das aulas a professora criará situações para que o álbum das descobertas fosse lido por todos os alunos, onde assim a professora conduzirá a reflexão sobre o tema, e cada aluno poderá explanar seus sentimentos, suas sensações e descobertas em cada situação.
Ainda, é será possível perceber, a aluna que deficiente visual, onde tem os outros sentidos mais desenvolvidos.
Será possível trabalhar a interdisciplinaridade pois os conhecimentos abrangem várias disciplinas e principalmente além de conteúdos trabalhar também a inclusão, pois somos todos iguais, mas cada um com suas especificidades, cada um é único e especial e é no grande grupo que formamos um todo nos respeitando e aprendendo cada dia mais.
5-Conteúdos: -Órgãos do sentido.
-Produção Textual.
-Orientação Espacial e Temporal.
-Quantidade e numeral.
-Desenho e pintura.
-Valores Humanos.
6-Disciplinas
Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Ensino Religioso, Educação Artística e Educação Física.
7- Encaminhamentos Metodológicos:
Nossa base de trabalho será a interdisciplinaridade, pois não queremos conteúdos fragmentados, tendo como base de partida a realidade dos alunos reconhecendo as suas diversidades, propondo atividades desafiadoras que sejam prazerosas e significativas, ampliando assim o processo de construção do conhecimento, possibilitando a construção da autonomia e da convivência em grupo.
8- Recursos
Serão utilizados recursos humanos, materiais de uso comum, objetos variados, entre outros.
9-Avaliação:
A avaliação será feita no decorrer do processo, na construção do álbum de registros e nas trocas de experiências em aula, onde o professor poderá perceber o que cada aluno sentiu o que aprendeu e o que ainda precisa intervir para que obtenha melhor resultado.
Passo 2:
Conteúdos:
Órgãos do sentido (texto e atividades orais e escritas).
Orientação Espacial e Temporal (visita aos ambientes da estação das sensações e descobertas).
...