A Estruturação da BNCC
Por: Andresa Terminelles • 2/11/2019 • Trabalho acadêmico • 459 Palavras (2 Páginas) • 185 Visualizações
1) A educação infantil na BNCC está estruturada em 5 campos de experiências que são: O eu, o outro e o nós; corpo gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; e espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Em que cada campo de experiências são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados por faixa etária em que 01 contempla os bebês de 0 – 1a6m, 02- crianças bem pequenas 1a7m – 3a11m e 03 crianças pequenas 4a- 5a11m.
2) A educação fundamental está estruturada na BNCC em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso, sendo que essa áreas do conhecimento favorecem a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares que são divididos em 9 que são: língua portuguesa, arte, educação física e língua inglesa; matemática; ciências; geografia e história; e ensino religioso. De acordo com a BNCC o ensino fundamental é composto pelos anos iniciais que compreende o 1º ao 5º ano e os anos finais do 6º ano ao 9º ano.
3) Alguns autores elucidam pontos favoráveis da nova versão aprovada do BNCC, como mencionou a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Itaú Social Patrícia Guedes (2017) que a base tem o potencial de ajudar na redução das desigualdades, mas isso dependerá da qualidade e sua implementação. Como expos ao site G1 David Boyd (2017), gerente de políticas educacionais da Fundação Lemann, relatou que a base trará às sala de aula uma aprendizagem mais ativa, prática e menos expositiva que garante que nenhum conteúdo seja desconectado de um propósito de aplicação e que os processos cognitivos descritos requerem do aluno um esforço maior do que apenas conhecer e decorar fatos.
De acordo com Daniel Cara (2018), sendo um dos autores que publicou em seu blog, pontos desfavoráveis da base, relatando que o texto aprovado insistiu em uma visão fragmentada do conhecimento e do desenvolvimento humano, por evitar questões de discriminação de gênero e orientação sexual. Pontos negativos também foram relatados pelo Presidente do Instituto Alfa e Beto João Oliveira (2017), que o documento é desnecessariamente complexo e possui uma linguagem “construtiva”.
Concordo que o texto aprovado atual é simples, claro e autoexplicativo e considero que é um avanço positivo para o Brasil, se for conduzido corretamente. E acredito que o ponto mais importante é a busca pela equidade e luta contra as desigualdades e preocupam-se em trabalhar o físico, o intelectual e o psicológico das crianças, favorecendo em adultos seguros e mais humanos. Outro ponto que concordo quanto ao fato de obrigarem os alunos a fazerem a área de conhecimento de ensinos religiosos.
...