A Evasão Escolar: um breve histórico da contemporaneidade
Por: Tony Toninho • 18/3/2021 • Monografia • 1.723 Palavras (7 Páginas) • 558 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
CURSO PEDAGOGIA
ANTONIO DINIZ COUTINHO
CLAUDINEIA TEIXEIRA GOMES
PROJETO DE TCC
FRACASSO ESCOLAR COMO FATOR PARA A EVASÃO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM
Belém – Pará
2020
ANTONIO DINIZ COUTINHO
CLAUDINEIA TEIXEIRA GOMES
FRACASSO ESCOLAR COMO FATOR PARA A EVASÃO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade da Amazônia (UNAMA), como requisito para a obtenção de nota e desenvolvimento do TCC. Orientado pela Profa. Dra. Luciana Rodrigues Ferreira.
Belém – Pará
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
1.1 PROBLEMA DE PESQUISA 03
1.2 OBJETIVOS 03
1.2.1 Objetivo Geral 03
1.2.2 Objetivos Específicos 03
1.3 JUSTIFICATIVA 03
2. REVISÃO DE LITERATURA 05
3. METODOLOGIA 07
4.CRONOGRAMA 08
REFERÊNCIAS 09
1 INTRODUÇÃO
1.1 PROBLEMA DE PESQUISA
Esta pesquisa parte da seguinte questão problema “O fracasso escolar é uma das causas da evasão escolar de alunos do ensino fundamental em escolas públicas?”, tendo como perguntas secundárias: Quais são as taxas de evasão escolar da instituição? Qual o perfil socioeconômico desses discentes evadidos do ambiente escolar e quais os fatores para tal decisão? Como era o rendimento escolar desses alunos antes do abandono escolar? Quais possíveis ações podem ser desenvolvidas junto a comunidade escolar para fortalecer a permanência dos alunos no ambiente escolar?
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo Geral
Investigar a evasão escolar dos alunos de ensino fundamental em uma escola pública de Belém, verificando se o fracasso escolar é fator fundamental para o abandono escolar, de forma que se possa desenvolver ações na escola.
1.2.2 Objetivos Específicos
- Verificar as taxas de evasão escolar da escola, o perfil socioeconômico dos discentes e principais fatores;
- Investigar o rendimento de alunos antes do abandono escolar
- Desenvolver ações junto à comunidade escolar para fortalecer a permanência dos alunos na instituição.
JUSTIFICATIVA
No Brasil, a evasão escolar tem sido um problema que as escolas públicas tentam continuamente evitar e solucionar. Muitos são os fatores que podem fazer com os alunos optem ou sejam levados a abandonar a escola.
De acordo com Moreira & Matos (2015), a evasão escolar é um grave problemas “que preocupa tanto a escola quanto seus representantes, ao tomarem consciência da pouca vontade que os discentes têm nos estudos, mesmo tendo muitas estratégias para manter o aluno na Escola, a desistência é grande” (p. 17).
Os autores afirmam também que para entender a evasão escolar é necessária uma “desconstrução de algumas verdades construídas pelas pessoas, assumindo uma reflexão diante do prévio conhecimento acerca da evasão escolar, destacando o ato de conhecer” (P. 17). Deste modo, algumas questões primordiais podem ser levantadas como causas, por exemplo questões financeiras, sociais ou pessoais, mas é importante que se esteja atento para possíveis outros fatores não tão comuns que possam levar a desistência que leva a evasão escolar, principalmente quando se trata da evasão em turmas do ensino fundamental.
Esta pesquisa surge a partir da verificação nos estágios não-obrigatórios em escolas públicas municipais durante o período de 2018 a 2019, de como muitos alunos deixavam de frequentar a escolar durante o ano, e por mais esforço que os professores fizessem, muitos não voltavam à escola, por vezes, até sem terem justificativas. Um dos fatores levantados pelas professoras a qual tive contato nessas escolas, principalmente quando se trata de alunos com necessidades especiais, foi a questão do fracasso escolar. Soma-se a isto, o fato de perceber a carência de trabalhos que mostrem, de forma específica, a questão da evasão escolar no ensino fundamental no Município de Belém.
BOSSA (2000) afirma que o avanço de estudos acerca do fracasso escolar é necessário, pois este tem causado, no Brasil, problemas por conta do “sofrimento que causa na criança; os prejuízos que representa ao país” (p. 17), além de ser importante que reveja a teoria e a prática quando se trata da evasão escolar por conta do fracasso escolar, além da necessidade de que este deve ser repensado por novos paradigmas (BOSSA, 2000, p. 17)
2 REVISÃO DA LITERATURA
De acordo com Amaral e Costa (s/d) a evasão escolar é
quando o aluno deixa de frequentar a aula, caracterizando o abandono da escola durante o ano letivo, ou seja, a evasão escolar ocorre quando o aluno deixa a escola e não mais retorna muitas vezes esse abandono se dá pelo simples fato de que a escola já não oferece algo atrativo ou interessante que faça com que o aluno continue a frequentar a escola (Amaral e Costa, s/d)
Deste modo, de acordo com Fernandes (2002), entre muitos fatores, o fracasso escolar está intimamente interligado com a evasão escolar. Meira (2002) traz a reflexão acerca do fracasso escolar, na medida em que aponta que para haver fracasso se supõe que algo deveria ser atingido, mas quais são os parâmetros? O que de fato seria o sucesso para a nossa sociedade? Quem seria o culpado para o fracasso escolar? (MEIRA, 2002).
...