A Função Social na Escola
Por: monyes • 23/11/2020 • Trabalho acadêmico • 956 Palavras (4 Páginas) • 110 Visualizações
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
Tutora: Rosana Climaco Julião
Alunas: Estefani Cristina Bertuzzi
Simone Veiga da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Curso de Pedagogia- Prática Modulo III
20/03/2018
RESUMO:
O tema “função social da escola” será abordado neste Paper para que possamos entender com qual objetivo essa instituição social foi criada. Com o passar dos anos, os valores foram se modificando e a sociedade foi adquirindo novos conceitos. Tudo isso acabou refletindo dentro do ambiente escolar. Desenvolvemos esta pesquisa com o intuito de realizar a comparação da função inicial da escola de antigamente e a função social da escola atual. Mencionamos a questão da “inversão de valores”, que ocorre frequentemente entre as famílias e a escola, onde uma acaba empurrando para a outra as obrigatoriedades que cabe a si mesma.
Palavras-chave: Escola- Família- Função Social- Paulo Freire- Inversão de Valores- Sociedade
Introdução
A educação no Brasil teve início no ano de 1827, com um decreto de Dom Pedro I(em 15 de outubro para ser mais exato). Nesta época (século XIX), os estudos eram todos custeados pelas próprias famílias e o ensino era voltado somente ao sexo masculino.
A educação tinha um caráter diferente do que apresenta hoje, naquela época era utilizada como uma forma de mostrar riqueza e poder, estas instituições sociais tinham como objetivo formar indivíduos profissionalizados para atuar na sociedade, mas lembrando que eram somente os da classe mais abastada de dinheiro. Mais adiante, no início do século XX, as mulheres adquiriram o direito de estudar. Junto com esta conquista, surgiu também a educação pública, agora oferecida pelo Estado e não mais paga pela família.
2- Desenvolvimento
2.1- Função social das Escolas: Modificação com o decorrer dos anos.
O papel da escola se modificou ao longo dos anos acompanhando os avanços e necessidades da sociedade, mudanças essas que foram significativas para os pais, principalmente no que se diz respeito ao funcionamento e acesso á população brasileira ao ensino público. Novas formas de organização da sociedade foram surgindo, fazendo com que desaparecessem os interesses comuns aos membros de um determinado grupo. Assim o processo educativo que era único passoua ser dividido pela desigualdade econômica, separando os burgueses dos trabalhadores. Embora, houvesse ocorrido esta divisão da educação no passado, impostas pelo capitalismo, hoje nos vemos diante da escola como fator social influenciada pelas transformações do homem e da sociedade.
A escola como ato social foi assim vista pela primeira vez pelo pedagogo Émile Durkheim, que defendia a postura social da escola e a educação em si, devem atravessar. Apesar deste autor não ter desenvolvido modelos pedagógicos, suas ideias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, onde a educação escolar deixa de ser vista de forma individualista e sim através de uma perspectiva coletiva. A escola atua como uma instituição fundamental para a constituição do indivíduo e para ele próprio, da mesma forma como age para a evolução da sociedade e da própria humanidade. A escola como instituição social possui objetivos e metas, empregando e reelaborando os conhecimentos socialmente produzidos. Este espaço de desenvolvimento e aprendizagem envolve todas as experiências contempladas nesse processo, considerando tudo como significado, como os padrões relacionais, aspectos culturais, cognitivos, afetivos, sociais e históricos, os quais estão inseridos nas interações e relações entre os diferentes segmentos. Assegurar o direito a educação escolar em igualdade de condições de entrada e permanência pela oferta de ensino público e gratuito e da qualidade em todos os níveis de ensino, é um dos maiores desafios da educação atual, mesmo que tais questões já sejam amparadas por lei.
Contudo certas falhas deixadas pelas leis que regem a educação no Brasil devem ser supridas pelas ações afirmativas na forma de políticas públicas educacionais. Essas medidas são desencadeadas pelo estado e tem como objetivo eliminar as desigualdades historicamente acumuladas, desta forma a compensar as perdas provocadas pela discriminação e marginalização de determinados grupos sociais.
1.3 O MEIO SOCIAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
A valorização do meio social em que o aluno está inserido é muito importante no processo de aprendizagem. Saber como é o local em que a escola está inserida, qual o nível social e a realidade de cada aluno também faz com que o professor tenha facilidade em aplicar suas metodologias, bem como saber como lidar com cada indivíduo. Algumas famílias precisam de uma atenção especial, pois cada uma estrutura-se de uma maneira.
...