A GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
Por: Lúcio Flávio • 4/12/2021 • Projeto de pesquisa • 3.128 Palavras (13 Páginas) • 149 Visualizações
[pic 1]
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
3ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
E.E.E.F.M “MURILO BRAGA”
MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE
PRÊMIO MESTRES DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR LÚCIO FLÁVIO MOREIRA CAVALCANTI
MATRÍCULA: 1754581
PROJETO: UM DIÁLOGO ENTRE ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA COMO FORMA DE COMPREENDER A VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE
CAMPINA GRANDE, MARÇO DE 2018
Sumário
Introdução........................................................................................................................03
Objetivo Geral.................................................................................................................06
Objetivos Específicos......................................................................................................06
Fundamentação Teórica...................................................................................................07
Metodologia.....................................................................................................................10
Considerações finais........................................................................................................11
Referencias Bibliográficas...............................................................................................13
INTRODUÇÃO
A Matemática no contexto da prática escolar não é muito desafiadora e motivadora, na maioria das vezes, é necessária que os professores utilizem estratégias no ensino e aprendizagem em sala de aula, que possam desenvolver a curiosidade e a capacidade critica dos alunos. Além disso, os livros didáticos adotados pelas escolas apresentam textos contextualizados que muitas vezes são utilizados como uma ferramenta mecânica, sem despertar interesse no alunado.
De acordo com as contribuições de Piaget e Vygostsky, teóricos que colaboraram para o jogo se tornar uma pratica pedagógica, ambos defendem que os discentes tenham participação efetiva no processo de aprendizagem. Logo, a pesquisa vem como elemento norteador de fazer com que o pensamento do sujeito seja colocado em ação, fazendo com que o educando passe a ter uma nova estrutura de pensamento, desenvolvendo o seu raciocínio-lógico e, ainda, através da compreensão da análise estrutural da pesquisa escolar, passe a perceber a estrutura matemática presente nas etapas de um projeto.
O projeto busca valorizar e mostrar que o Ensino de Estatística, destacando a análise e interpretação de gráficos e tabelas, sempre relacionando com tema da Violência, visa proporcionar ao aluno uma experiência única com a Matemática que é bastante aplicada em nosso cotidiano.
Tal fato é caracterizado por ser um conteúdo vinculado ao cotidiano do estudante, de relevância no mundo em que vivemos.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN’s):
Com relação à estatística, a finalidade é fazer com que o aluno venha a construir procedimentos para coletar, organizar, comunicar dados, utilizando tabelas, gráficos e representação que aparecem frequentemente em seu dia-a-dia. Além disso, calcular algumas medidas estatísticas como média, mediana e moda com o objetivo de fornecer novos elementos para interpretar dados estatísticos. (BRASIL, 1998, p.52)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) consideram a Estatística uma ferramenta de inclusão dos alunos no exercício da cidadania, incentivando a leitura e interpretação de gráficos, tabelas e medidas publicados pelos meios de comunicação, a fim de que o aluno saiba posicionar-se de forma crítica diante dessas informações.
Além disso, existe a orientação nos PCN’s que os conteúdos do bloco Tratamento da Informação sejam trabalhados em projetos interdisciplinares, integrando áreas como Português, Filosofia e Artes. No intuito de unir disciplinas, dando ao aluno uma visão interdisciplinar dos fenômenos e permitindo observar, analisar e concluir utilizando o pensamento científico.
Ainda de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais:
”A matemática caracteriza-se como uma forma de compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber como um fruto da construção humana na sua interação com o contexto natural, social e cultural”. (Brasil, 1998, pág 24).”
A Matemática é uma ciência que pode desenvolver no aluno a capacidade de interagir de forma crítica e consciente no mundo em que vive, sendo assim, ela deve ser trabalhada de forma que o adolescente possa perceber a sua aplicação no seu cotidiano.
No ambiente escolar, as relações cotidianas devem traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levem à amizade, harmonia e integração das pessoas, visando atingir os objetivos propostos no projeto político pedagógico da instituição.
Muito se diz sobre o combate à violência, porém, levando ao pé da letra, combater significa guerrear, bombardear, batalhar, o que não traz um conceito correto para se revogar a mesma. As próprias instituições públicas se utilizam desse conceito errôneo, princípio que deve ser o motivador para a falta de engajamento dessas ações.
A Estatística está presente em nossa vida cotidiana muito mais do que percebemos. Ao ler um jornal ou ao ouvir no rádio os resultados de uma pesquisa de opinião, ao assistir a um repórter explicar o significado de margem de erro em pesquisas de intenção de voto no período de eleições, ou mesmo para entender o que as bulas de medicamentos estão tentando nos informar com os resultados dos ensaios clínicos descritos, é necessário conhecimentos básicos de Estatística.
Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a Matemática no Ensino Fundamental, pois, essa ciência está presente na arte, na música, em histórias, na forma como o estudante organiza o seu pensamento, nas brincadeiras e jogos. Dentre os conceitos elencados estão, organização, os conceitos estatísticos e sua relação coma Matemática, ocupam um espaço de harmonia e vivência nas aulas de Matemática, através de atividades concretas e significativas, produzidas coletivamente e individualmente.
...