A GESTÃO EDUCACIONAL
Por: Karoline Contiero • 1/4/2019 • Artigo • 898 Palavras (4 Páginas) • 157 Visualizações
Centro Universitário de Santa Fé do Sul[pic 1]
Gabriely Pereira da Silva
Karoline Contiero Paludetto
Laila Sara Machado da Silva
Lenilda Casemiro de Aquino Rodrigues
Paula Cristina Salvador Garcia
Solenir de Melo G. Guimarães
AS ATIVIDADES LÚDICAS NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS
Santa Fé do Sul - SP
2018
Gabriely Pereira da Silva[pic 2]
Karoline Contiero Paludetto
Laila Sara Machado da Silva
Lenilda Casemiro de Aquino Rodrigues
Paula Cristina Salvador Garcia
Solenir de Melo G. Guimarães
AS ATIVIDADES LÚDICAS NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS
[pic 3]
Trabalho apresentado no curso de Pedagogia no Centro Universitário de Santa Fé do Sul, para obtenção de nota parcial em Didática I.
Santa Fé do Sul - SP
2018
SUMÁRIO[pic 4]
1. Introdução 04
2. Objeto de estudo 04
3. Problematização 04
4. Justificativa 04
5. Hipótese 04
6. Referencial Teórico 05
7. Metodologia 05
8. Cronograma 06
9. Referências 07
1. Introdução
O lúdico desenvolve a criatividade e o conhecimento por meio de jogos e brincadeiras com o intuito de educar, ensinar, se divertindo e interagindo com outras pessoas. De acordo com PENA; NEVES (2013), “A história da humanidade a partir da Idade Média mostra que os jogos, embora sempre presentes nas atividades sócio educacionais, não eram vistos como um recurso pedagógico capaz de promover a aprendizagem, mas tendo como foco as atividades recreativas”. Ao longo dos anos a sociedade foi percebendo a importância da ludicidade no processo de ensino. Vygotsk (1991) afirma, “O lúdico influencia muito o desenvolvimento da criança. É por meio do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, além de proporcionar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração”. Com tudo isso podemos perceber que é fundamental e de direito da criança obter outras possibilidades de aprendizagem onde assimilam os conteúdos com mais facilidade e naturalidade.
2. Objeto de estudo
Como está sendo trabalhado as atividades lúdicas com as crianças na escola.
3. Problematização
A escola oferece ao educando atividades lúdicas?
4. Justificativa
O estudo é relevante porque mostrará ao educando a importância da ludicidade na formação dos alunos. No qual esse recurso oferece integração do professor e aluno, despertando assim, o interesse pelas atividades e assimilando os conteúdos com facilidade e de maneira prazerosa e divertida.
5. Hipótese
No ambiente escolar, os alunos aprendem melhor com as atividades lúdicas.
6. Objetivo
Identificar as atividades lúdicas que a escola utiliza na formação dos alunos.
7. Referencial Teórico
Segundo NÉRICI (1992) afirma, “É próprio da natureza humana o interesse pelo brinquedo, pela recreação. Sempre que possível, seria interessante ministrar aulas através de jogos ou ambientes de recreação [...]”. Com base na autora, podemos perceber que brincar assimila valores, assume comportamentos, desenvolve diversas áreas do conhecimento, exercita-se fisicamente e aprimora habilidades motoras. No convívio com outras crianças aprende a dar e receber ordens, e esperar a sua vez de brincar, a emprestar e tomar emprestado, a compartilhar momentos bons e ruins, enfim, seu raciocínio é desenvolvido de forma prazerosa. Na escola proporciona ao professor a oportunidade não só de desenvolver atividades de aprendizagem, mas também de conhecer e aprender sobre as necessidades dos alunos. Brincando a criança explora seus próprios limites e potenciais. Ocasionalmente a brincadeira também funciona como uma fuga da pressão da realidade, aliviando aborrecimentos e proporcionando um relaxamento.
8. Metodologia
A metodologia da pesquisa fará um estudo na Escola Municipal Professor José Carlos Arantes de Santa Fé do Sul, no qual se tem 12 salas de ensino fundamental. Será investigado somente o 1º ano A que frequenta 28 alunos. Segundo Leopardi (1999), “A metodologia é o modo de agir, o caminho escolhido para a identificação dos passos para dirigir a ação [...]”. O objetivo dessa pesquisa será por meio da exploratória que proporcionará familiaridade com o problema, fazendo um levantamento bibliográfico e entrevistas com os funcionários local. Os procedimentos técnicos que utilizaremos é por meio do estudo de campo que irá demarcar o ambiente escolar. No qual se observará a realidade que se encontra e consequentemente buscar soluções para o fenômeno ocorrido. Quanto a abordagem, usaremos a quantitativa e qualitativa, a partir da aplicação de questionários constituídos por perguntas objetivas e subjetivas para cada categoria (gestores, professores, pais e alunos).
...