Escola de Ensino Fundamental Hugo José Camelo Lima
Por: Kessia Rodrigues • 28/10/2015 • Relatório de pesquisa • 450 Palavras (2 Páginas) • 312 Visualizações
Questionário
Escola de Ensino Fundamental Hugo José Camelo Lima
Entrevistada: Diretora adjunta
- A instituição oferece o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira?
Os professores das disciplinas, História e Literatura, sempre incluem a cultura negra brasileira quando necessário, mas não durante todo o período escolar.
- Há projetos que englobam a cultura negra brasileira e indígena, contribuindo assim nas áreas social, econômica e política na história do Brasil?
Recebemos projetos durante o ano do MEC e secretarias de educação e sempre realizamos, sobre projetos de consciência negra trabalhamos principalmente no mês de novembro.
- A escola oferece projetos no dia da consciência negra?
Sim, é um projeto onde há integração de todas as disciplinas e é algo muito proveitoso. Temos dois alunos que moram na região quilombola que sempre contribuem para o conhecimento e curiosidade dos alunos.
- Já observaram situações de preconceitos entre os alunos?
Por mais que façam projetos de conscientização e integração entre as culturas sempre há aqueles que não aceitam, pois a diversidade numa escola é muito grande.
- Qual a sua opinião sobre a aplicação da História e Cultura Afro-brasileira no ensino fundamental e médio nas instituições públicas e privadas?
Sim, eu acho muito importante e deveria ser constante, não somente lembrar-se dos negros em novembro para realização de projetos para mostrar que fizemos a nossa parte, mas como brasileiros e profissionais qualificados deveríamos dar uma maior importância para a nossa cultura.
“Qual o papel pedagógico escolar sob o ponto de vista das leis?”
As leis foram implantadas para estudar a história e a cultura afro-brasileira nas escolas para abrir um diálogo construtivo com todos os envolvidos no processo educativo para ampliar a discussão que trata da diversidade cultural e étnico racial que ajudaram a formar o país. Através da pesquisa feita pode se identificar que as leis não são cumpridas corretamente que apenas se inclui a cultura afro-brasileira no dia da consciência negra quando deveria estar presente diariamente na escola. Se fosse debatido diariamente esse assunto na escola talvez não tivesse tanta discriminação e criminalidade contra os negros e os indígenas. Racismo é uma realidade que precisa ser tratado com bastante esforço de todos por isso que foi implantado nas lei 10.639/2003 e 11.645/2008 e tornar obrigatório nas escolas o ensino da cultura e da história do negro e dos povos indígenas na sociedade brasileira, afinal é nossa história. O papel pedagógico nas escolas é formar uma sociedade mais justa e igualitária, formar cidadãos para um mundo melhor. Com a implantação de projetos sobre a cultura afro-brasileira e nos ensinos das disciplinas história, literatura, arte, entre outros a escola estará cumprindo as leis e contribuindo para um mundo melhor.
Equipe: Amanda Izabelle Vieira Rodrigues,
Ana Paula da Silva,
Célia Jeane,
Érika da Silva,
Grayce Kelly de Magalhães Amorim,
Késsia Rodrigues,
Renata Samylla.
...