A Gestão da Manutenção
Por: bianobald • 29/2/2016 • Trabalho acadêmico • 1.470 Palavras (6 Páginas) • 203 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Disciplina: Gestão da Manutenção
Curso: Engenharia de Produção
Professor: Sílvio Jorge Machado
Nome do estudante:
Data: 22/10/2014
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (3,0 pontos)
Faça uma entrevista com, no mínimo, 10 pessoas, perguntando: Para você, o que é manutenção?
Transcreva as respostas dos entrevistados e analise cada uma delas, identificando as interpretações, alinhadas ou não, com os conhecimentos que você obteve na disciplina a respeito da definição de manutenção.
- Respostadas das pessoas entrevistadas:
Entrevistado (Dona de Casa) - Manutenção é cuidar das coisas para que elas não estraguem. Nossa casa também precisa de manutenção diária como limpar, pagar as contas, etc.
Entrevistado 2 (Professora) - Manutenção é um trabalho preventivo para que algo funcione sempre com seu maior potencial, evitando paradas inesperadas das atividades para correção de possíveis falhas, assim gera economia no processo.
Entrevistado 3 (Técnico Gasista) - Manutenção é cuidar, manter e preservar os equipamentos, para que funcione bem e para que não ocorra acidentes.
Entrevistado 4 (Engenheiro Ambiental) - Manutenção não é uma coisa aplicada só para equipamentos, pode ser aplicada em diversos contextos como de preservação por exemplo, pois serve para cuidar de qualquer coisa que necessite da atenção: “Manutenção da vida na terra”, por exemplo que necessita da preservação do meio ambiente.
Entrevista 5(lojista): Manter em ordem, conservar para não estragar.
Entrevista 6 (Médico): Manutenção é cuidar das coisas, trabalhar com prevenção, desde equipamentos industriais, automóveis, casa, objetos em geral e até mesmo da nossa saúde, se alimentar bem e fazer exercícios é uma forma de prevenir doenças e assim manter a saúde.
Entrevista 7 (Estudante): Manutenção é manter, cuidar das coisas. Consertar as coisas.
Entrevista 8 (Estudante de Engenharia de Produção): Manutenção tem de dois tipos, manutenção corretiva e preventiva. Na corretiva se trabalha para evitar que o equipamento venha a ter falhas ou quebrar, por exemplo. Já a manutenção corretiva seve para corrigir falhas e melhorar o processo.
Entrevista 9 (criança, 10 anos) - É não estragar as coisas, como meus brinquedos.
Entrevista 10 (assessor de setor jurídico) - Manutenção é trabalhar com prevenção, evitar que problemas aconteçam, que falhas ocorram, etc.
- Análise das respostas:
Como é possível observar, a maioria dos entrevistados possuem uma boa percepção do que é a manutenção. O que foi interessante observar, é que conforme o perfil e a área de atuação das pessoas suas respostas tenderam a puxar o termo manutenção para suas áreas de vivência. Isso pôde ser claramente observado na resposta do Engenheiro ambiental, do médico e até mesmo da criança, que relaciona o termo manutenção a não estragar brinquedos, por exemplo.
Os entrevistados que trabalham diretamente com manutenção, ou que tiveram acesso a conteúdo sobre o tema, tiveram uma resposta mais técnica. Esse é o caso do estudante de engenharia de produção, do técnico gasista e da professora. Eles focam na manutenção preventiva e um deles até diferencia as manutenções. Concordo com eles pois a manutenção não é para consertar as coisas, manutenção é um trabalho focado em evitar falhas e melhorar cada vez mais o processo, seja ele qual for e de que área for, área técnica, ambiental, da saúde, etc.
Poucos foram os entrevistados que apresentaram a manutenção apenas como “consertar” algo que já está com falhas ou estragado.
Questão 2 (3,5 pontos)
Aborde uma empresa industrial e faça uma aplicação da FMEA em uma máquina qualquer da planta. Utilize os nove passos e o formulário simplificado apresentados no livro.
Descreva a sua experiência e resultados em um relatório de estudo de caso, incluindo os métodos e técnicas complementares que foram utilizados e as suas recomendações de melhoria.
Exemplo de FMEA totalmente preenchido.
A análise do modo e efeitos de falhas (FMEA) será aplicado a pasteurização do leite utilizado na fabricação de outros produtos da Empresa TIROLEZ.
O FMEA procura evitar, por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria, falhas no projeto do produto ou do processo. FMEA de produto é quando são consideradas as falhas que poderão ocorrer com o produto dentro das especificações do projeto. No FMEA de processo são consideradas as falhas no planejamento e execução do processo, ou seja, o objetivo desta análise é evitar falhas do processo, tendo como base as não conformidades do produto com as especificações do projeto. O fluxograma do processo é apresentado na Figura 1.
- Coletar informações a respeito do sistema (produto ou processo)
Leite pasteurizado:
A pasteurização bem feita é fundamental para garantir que todos os microrganismos presentes no leite sejam eliminados e do leite. No processamento é utilizado a pasteurização rápida, onde o leite passa por um trocador de calor a placas (Figura 1) durante 15s a uma temperatura acima e próxima a 72°C. O binômio tempo e temperatura são fundamentais para garantir a eliminação das bactérias e esporos presentes no leite.
A análise do trocador de calor é de fundamental importância para analisar os possíveis defeitos no processamento de pasteurização do leite.
...